Author:
Gomes Barbara Azevedo,Ishiy Thaynara Mayumi Santos,Santos Hísala Yhanna Florêncio Tristão
Abstract
O atendimento odontológico nas Unidades de Terapias Intensivas – UTI´s – ainda não é uma realidade em todos os hospitais, embora seja comprovada sua eficácia na prevenção de infecções bucais e na forma como esse atendimento pode interferir na evolução das doenças dos pacientes acamados, podendo inclusive, agilizar a recuperação do paciente e assim diminuir o tempo de internação, uma vez que o profissional da área tem todos os conhecimentos para agir em cada situação diferenciada. Utilizando um estudo de caráter bibliográfico por meio de livros, revistas, sites e outros artigos, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de mostrar quão valiosa é a participação do cirurgião dentista na equipe multiprofissional hospitalar e o quanto ele faz a diferença nessa equipe. Através desse profissional é que um levantamento das condições do paciente é feito e, com essas informações, ele é quem orienta a equipe de enfermagem e técnicos da saúde bucal para que a higienização bucal seja feita adequadamente. A partir desse levantamento é possível aplicar um protocolo de higienização bucal personalizado conforme cada caso e assim não só combater as doenças pré-existentes, mas também as prevenir.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ABIDIA R.F. Oral care in the intensive care units: a review. J Contemp Dent. 2007; 8(1): 1-2.
2. AQUINO, A. M., da SILVA CIRQUEIRA, C. G., DE SÁ, L. M., CALDEIRÃO, B. F., do VALE, M. C. S., & SEROLI, W. (2022). A relevância do cirurgião-dentista na UTI. E-Acadêmica,3(3).
3. ARAÚJO, R. J. G. DE et al. Análise de percepções e ações de cuidados bucais realizados por equipes de enfermagem em unidades de tratamento intensivo. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 21, n. 1, p. 38–44, 2009.
4. ARANEGA, A. M., BASSI, A. P. F., PONZONI, D., WAYAMA, M T., ESTEVES, J. C., & JUNIOR, I. R. G.(2012). Qual a importância da Odontologia Hospitalar?. Rev.
5. bras. Odontol. 69(1), 90-3.