Author:
Da Silva Neto Raphael Ferreira,Peres Willyder Leandro Rocha,Da Rocha Ademir Quintino
Abstract
A cana-de-açúcar é uma planta pequena, com muitas fibras, formato cilíndrico e folhas longas. Pode crescer até seis metros de altura e está relacionada ao arroz, milho, cevada e outras gramíneas. Seu caule é rico em sacarose e por isso a cana-de-açúcar é a principal fonte de açúcar, importante alimento para o ser humano. Outro produto derivado da cana-de-açúcar é o álcool, produto importante para a economia do país. A cana-de-açúcar é originária da Oceania, especialmente na ilha da Nova Guiné, ao norte da Austrália. Tem melhor desempenho em climas tropicais e subtropicais, como o Brasil, onde é amplamente cultivado. O cultivo da cana-de-açúcar começou na antiguidade, mas se espalhou pelo mundo através da migração humana. Chegou ao Brasil por volta de 1520, logo depois dos portugueses. Durante o período colonial, a cana-de-açúcar foi trazida para o país devido à grande procura do mercado internacional (que considerava o açúcar um adoçante caro). Os portugueses aproveitaram as condições favoráveis do nosso país para o cultivo: o solo (naquela época, principalmente as zonas costeiras) e o clima do Brasil criaram condições para a agricultura em grande escala. Então, desde o século XVI, a cana-de-açúcar tornou-se uma das nossas culturas mais importantes. Hoje, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e lidera nas vendas de etanol, substância derivada da cana-de-açúcar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference56 articles.
1. AKBAR, H.; GHEEWALA, S. H. Effect of climate change on cash crops yield in Pakistan. Arabian Journal of Geosciences, v. 13, p. 1-15, 2020.
2. ANDRADE, L. A. de B.; ANDRADE, P. P. Implantação e condução de canaviais. Informe agropecuário, Belo Horizonte, v. 28, n. 239, p. 44-54, jul/ago. 2007.
3. AUDE, M. I. S. Estádios de desenvolvimento da cana-de-açúcar e suas relações com a produtividade. Ciência rural, Santa Maria, v. 23, n. 2, p. 241-248, 1993.
4. AZANIA, A. A. P. M. Influência de subprodutos da indústria alcooleira nos atributos químicos do solo e em plantas de cana-de-açúcar, ganxuma e capim-braquiária. 2003. f. 1. Dissertação (Mestre em Produção Vegetal) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Paulista, Jaboticabal, 2003.
5. BET, J. A. Indutores de maturação e a qualidade tecnológica da cana-de-açúcar. Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Pirassununga – SP, 2015.