Author:
Simeão Thiago Neves,Moreira Lorenna Christina Coutinho,Dos Santos Suellen Araujo Franco,Bertolino Ana Valéria Freire Allemão
Abstract
O objetivo central do trabalho é avaliar o efeito do manejo do fogo nas transformações das propriedades físicas (densidade e porosidade do solo). O estudo foi desenvolvido no distrito de Monjolos - São Gonçalo/RJ, área de predomínio de agricultura familiar,com presença de relevo formado por domínios colinosos. Foram coletadas amostras indeformadas de solo na profundidade de 0-5cm,em solo sem cobertura e em solo com presença de leguminosas (Arachis Pintoi), em uma área de incêndio de alta intensidade. Conclui-se que o incêndio provocou um aumento da microporosidade e da densidade do solo, sendo que até o momento a adubação verde não foi suficiente para melhorar as propriedades físicas do solo, principalmente a macroporosidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. CHIEZA, Emerson Dalla et al. Propriedades físicas do solo em área sob milho em monocultivo ou consorciado com leguminosas de verão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, p. 1393-1401, 2013.
2. CERDÀ, Artemi; LASANTA, Teodoro. Long-term erosional responses after fire in the Central Spanish Pyrenees: 1. Water and sediment yield. Catena, v. 60, n. 1, p. 59-80, 2005.
3. CERTINI, G. Effects of fire on properties of forest soils: a review. Oecologia n. 143, p. 1-10, 2005.
4. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo.Documentos; 1. 2. Ed. rev. atual. Rio de Janeiro, 1997, 212p.
5. ________. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. Brasília, 2017, 40p.