Author:
Lelis Henrique Rodrigues,Pardini Daniel Jardim
Abstract
Introdução: O blockchain tem se destacado pela transformação digital nas organizações, instituições públicas e indivíduo. Parte dessas discussões encontra-se nas críticas ao seu uso, face ao possível impacto social que o seu emprego pode trazer nas respectivas dimensões acima descritas. Por seu turno, programas de compliance são vistos como sistemas de governança voltados a garantir o bom funcionamento de uma organização, assegurando a conformidade e a integridade de suas práticas, detectando, monitorando e prevenindo problemas e limitações que podem levar a danos e à perda de valor nos negócios. Nessa perspectiva, torna-se importante analisar a forma pela qual os atributos dos programas de compliance podem contribuir para o desenvolvimento da tecnologia blockchain, na medida que podem detectar e contribuir para solução dos impactos sociais relativos ao blockchain, dentro das respectivas dimensões, Estado, Organização e Indivíduo. O objetivo deste artigo é analisar o estado da arte das pesquisas acadêmicas que relacionam blockchain com programas de compliance, determinar quais os padrões de pesquisas já foram realizados e delimitar com maior precisão a lacuna de pesquisa que demanda novos estudos. Método: Foi realizado um mapeamento de literatura utilizando as bases de dados Ebsco, Emerald, Jstor, Banco de Tese IBICT, Spell e Ieel Explore. Estas fornecem artigos científicos completos para pesquisas acadêmicas e filtros de pesquisa compatíveis com o critério de elegibilidade deste mapeamento. Conclusão: Ficou também constatado que, há estudos que fazem uma relação entre programas de compliance e desenvolvimento do blockchain, na medida que, esse tem como finalidade solucionar problemas de governança e conformidade legal da tecnologia. O trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference45 articles.
1. Andreisová, Ing. Lucie, Building and Maintaining an Effective Compliance Program. International Journal of Organizational Leadership 5(2016) 24-39 , Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3331825. (2015)
2. Asghar, Mamoona., et al,. Visual surveillance within the EU general data protection regulation: A technology perspective. IEEE Access, 7, 111709-111726. (2019).
3. Assi, Marcos. Compliance como Implementar. Editora Trevisan. (2018).
4. Batista, Alex Oliveira Abreu., e al.,. Identificação digital baseada em blockchain: Um conceito disruptivo no ciberespaço (pp. 307-320). In Anais do 5º Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, Goiânia, GO, Brasil. (2018).
5. Brasil. Lei ordinária nº 12.846, de 1ª de agosto de 2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional. (2013).