MÚSICA E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO NO CAMPO DA EXPERIÊNCIA MUSICAL ENTRE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LOBO DE MESQUITA (DIAMANTINA/MG)

Author:

Da Silva Leandro Mendes Pinheiro,Rocha Sérgio de Figueiredo

Abstract

Este estudo tem o objetivo de verificar como o nível de experiência com a música se relaciona com a tendência à depressão, estresse e ansiedade. Foi realizado um estudo primário, observacional, transversal, retrospectivo, analítico e comparativo com 81 adultos, estudantes do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita- Minas Gerais. Foram aplicados três instrumentos: Questionário da Experiência Musical; Inventário de Ansiedade Traço e; Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse. A amostra foi composta por homens (32%) e mulheres (68%), na faixa etária de 18 a 60 anos, a maioria com ensino superior completo (26,3%), trabalhadores e estudantes (35%), não profissionais da música (90%). Foi possível destacar que os sujeitos se relacionam de diversas formas com a música, sendo que há significativa interferência positiva no compromisso social e as reações afetivas enquanto o efeito psicoativo e reações comportamentais são mais negativas. Os resultados demonstram que, nesse público, aqueles com menores experiências com a música estão em escores mais altos para depressão e estresse, exceto em ansiedade. As mulheres percebem os efeitos da música em reações comportamentais e efeito psicoativo, enquanto os homens tendem mais ao compromisso social e reação afetiva em relação à experiência musical. Nesse estudo, embora não seja possível concluir que homens e mulheres com mais experiências com a música têm melhores escores para o não adoecimento mental, as diferenças foram pouco significativas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference14 articles.

1. AMARANTE, PAULO. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 4 ed. Rio de Janeiro, ED. Fiocruz; 2013. 120 p.

2. COSTA, Thaís Fernandes. Orquestra UFGD: processos educativos emergentes em com-vivência musical. Dissertação. Universidade Federal de São Carlos, 199 p. 2021.

3. FOUCAULT, Michel. História da loucura: na Idade Clássica. São Paulo, ED. Perspectiva, 2012. 551 p.

4. HEPPNER, P. P., KIVLIGHAN, D. M., JR., & WAMPOLD, B. E. Research design in counseling (2nd ed.). Belmont, CA: Wadsworth.1999.

5. HOHMANN, A. A., & PARRON, D. L. How the new NIH guidelines on inclusion of women and minorities apply: Efficacy trials, effectiveness trials and validity. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 64, 851–855.1996.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3