RIOS URBANOS EM POÇOS DE CALDAS, MINAS GERAIS: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA AMBIENTAL

Author:

Da Silva Rômulo Magno,Botezelli Luciana,Riondet-Costa Daniela Rocha Teixeira,Leite Isabela Cristina da Silva

Abstract

O município de Poços de Caldas se desenvolveu ao longo do curso dos rios, os quais foram incorporados à sua paisagem urbana. O objetivo deste trabalho foi avaliar, através de indicadores, se a segurança e a sustentabilidade ambiental dos rios urbanos do município foram afetadas pela forma com que o planejamento urbano do município foi realizado. A metodologia se baseou na avaliação de indicadores de sustentabilidade e segurança ambientais, que buscaram averiguar a existência de tratamento de esgotos, controle de poluição, infraestrutura de gestão e monitoramento de enchentes e outros incidentes e participação popular no nos processos de gestão. Averiguou-se que durante o processo de planejamento urbano, o curso dos rios foi profundamente alterado, comprometendo os serviços ecossistêmicos associados. Cerca de 70% dos esgotos são lançados nos rios in natura, o que gera riscos à saúde da população. Verificou-se que o tratamento dos incidentes, como enchentes, ocorre de modo posterior a sua ocorrência, com disparo de avisos anteriores à ocorrência. Por fim, averiguou-se que não há sistema municipal de monitoramento dos riscos, sendo que estes são avaliados via convênio entre Prefeitura municipal, Universidade Federal de Alfenas e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Em âmbito geral, foi averiguado que a sustentabilidade ambiental é pouco efetiva. Como medidas prioritárias para contornar a questão, destacam-se o aumento do volume do tratamento de esgoto, incentivo à maior participação da população nas políticas de gestão ambiental, além da necessidade de realização de estudos para implementação de tecnologias de monitoramento ambiental e melhoria da sustentabilidade.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference30 articles.

1. ARAÚJO, L. L. S.; MONTEIRO, E. Z.; FREIRE, R. A. Formas e usos de dois espaços públicos do centro de Poços de Caldas, MG: um resgate histórico a partir da Sintaxe Espacial. Revista de Morfologia Urbana, v. 06, n. 01, 2018.

2. BALHA, A.; SINGH, C.K.; PANDEY, S. Assessment of urban area dynamics in world’s second largest megacity at sub-city (district) level during 1973–2016 along with regional planning. Remote Sensing Applications: Society and Environment, v. 20, e.100383, 2020.

3. BERGER, L.; HENRY, A. D.; PIVO, G. Orienteering the landscape of urban water sustainability indicators. Environmental and Sustainability Indicators, v. 17, e.100207, 2023.

4. BRANDELER, F.V. D.; GUPTA, J.; HORDIJK, M. Megacities and rivers: Scalar mismatches between urban water management and river basin management. Journal of Hidrology, v. 573, p. 1067-1074, jun. 2019.

5. BRASIL. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005.Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em:.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3