ESTUPRO DE VULNERÁVEL: NO CONVÍVIO FAMILIAR EM CRIANÇAS DE 10 A 14 ANOS

Author:

Garcia Biana Castro,Barbosa Carlos André da Silva,De Souza Júlio César Pinto

Abstract

Esta pesquisa buscou informações referente a saúde mental das crianças vítimas de abuso sexual infantil, tipificada na legislação vigente como estupro de vulnerável, nessa condição jovens menores de 14 anos não possuem opção de barganha e conivência, no tangente legal eles são imputáveis e toda a responsabilidade é do estuprador. Muitos aspectos são vistos na busca em devolver a confiança usurpada e imposta por seus violadores, os traumas adquiridos sobre coerção e manipulação acompanham a vítima por toda uma vida, deixando gatilhos que futuramente serão disparados em suas mentes e subsequentemente despertam as mais difíceis recordações traumáticas. Ao psicólogo compete a compreensão desse estupro, por meio de terapias de escuta qualitativa, vínculos que possibilitem no âmbito legal a punição do algoz; como também o tratamento das vítimas por meio de terapias comportamentais, cognitivas, qualitativas entre outras atuações do psicólogo, permitindo que a vítima possa ao menos conviver com seus traumas, sabendo da sua condição de vítima, tendo o entendimento que ela foi um objeto de abuso de uma pessoa cruel e de atitudes lascivas. Mas nem sempre exteriorizar seus traumas é possível, competindo em âmbito legal que o psicólogo realize as entrevistas de revelação, obtendo informações sobre a atuação do estuprador para com a criança. Objetivo Geral: Compreender os impactos do abuso sexual em vítima de 10 a 14 anos. Procedimentos Metodológicos: tratou-se de uma pesquisa embasada por uma revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa. Os resultados dessa pesquisa destacaram informações relevantes sobre o impacto a saúde mental das vítimas, suas sequelas e consequências, como também a atuação profissional do psicólogo em busca a sua recuperação, tratamento e evolução aos traumas e gatilhos adquiridos.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference37 articles.

1. ALCÂNTARA, Samara Santos. Para além do abuso sexual: o trauma decorrente da violência psicológica e da negligência protetiva intrafamiliar frente a revelação da criança, 2022.

2. ALMEIDA, Camila Lopes de. Abuso sexual infantil: uma análise jurídica e psicológica direcionada à criança e ao adolescente, 2021.

3. ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

4. BARROS, Isabel Vieira. Possibilidades e desafios dos psicólogos que atuam com a temática da violência sexual infanto-juvenil. 2020. Tese de Doutorado.

5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 16 Set 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3