Author:
Neves Marco Antonio Orsini,Silva Cássio Eduardo dos Santos,Padilha Deirdre Barros Ferreira,Prado Katrinny Almeida da Silva,Aquino Mayra Rocha Corrêa de,Tavares Thiago de Mello
Abstract
Modelo do estudo: Revisão integrativa da literatura. Objetivo: Analisar a neurocisticercose e suas formas terapêuticas. Metodologia: Os artigos foram pesquisados nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Dentre os 10 artigos analisados nesta revisão, buscou-se identificar os que tinham o tratamento da neurocisticercose como foco principal, além de artigos que consideraram fatores como definição, diagnóstico, epidemiologia e prevenção. Os resultados da revisão mostraram que o tratamento medicamentoso com albendazol e praziquantel é eficaz na redução da carga parasitária em pacientes com neurocisticercose. A maioria dos estudos incluídos relatou uma melhora nos sintomas clínicos em pacientes que receberam esses medicamentos. Apesar dos resultados favoráveis observados em vários ensaios clínicos, o uso de drogas cisticidas tem sido questionado, levando a confusão e decisões incorretas de manejo. Conclusão: Os estudos apontam que o albendazol e o praziquantel têm mecanismos de ação distintos, mas eficazes no combate à doença. Além disso, a associação da dexametasona tem mostrado benefícios no controle da resposta inflamatória e redução da hidrocefalia. No entanto, ainda há muito a ser feito em termos de desenvolvimento de novas drogas e vacinas mais eficazes, com melhores perfis de segurança e durações reduzidas de tratamento. Portanto, é necessário continuar pesquisando e investindo na área para que se possa oferecer um tratamento cada vez mais eficaz e seguro para os pacientes com neurocisticercose.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ASSENCIO-FERREIRA, V. J., BOSSETTO, M. P., & SANTOS, N. E. C. (2012). Prevenção da Neurocisticercose: Avaliação do Conhecimento do Tema entre Médicos e Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 27(2), 107-112.
2. BUDKE CM. Neurocysticercosis cases identified at Sanglah Hospital, Bali, Indonesia from 2014 to 2018. Acta Trop. 2020 Jan;201:105208.
3. CARABIN H, TRAORÉ AA. Taenia solium taeniasis and cysticercosis control and elimination through community-based interventions. Curr Trop Med Rep. 2014 Dec 1;1(4):181-193.
4. COLLI BO, CARLOTTI JR CG. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da cisticercose do sistema nervoso central. Temas Atuais Neurocirurgia. 2013;1:4-28.
5. DEL BRUTTO OH. Neurocysticercosis. The Neurohospitalist. 2014 Oct;4(4):205-212.