OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE AJUSTE ECONÔMICO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Author:

Fraga Silvana de Freitas Bomfim

Abstract

A presente pesquisa visa trazer como as politicas de ajuste econômico afetam as a atividades inerentes a prestação de serviços públicos especialmente aqueles ligados a assistência à saúde, trazendo todo processo evolutivo de implantação das políticas públicas de saúde, assim como sua evolução desde do Brasil colônia, lutas e conquistas onde ocorreu a implementação do atual Sistema Único de Saúde (SUS) que vem sofrendo diferentes influências no decorrer de sua história. Hoje, o SUS opera em todos os municípios do país e, mesmo com suas muitas deficiências, representa um significativo avanço em relação ao cenário anterior à 1988 onde o acesso a saúde somente era ofertado a uma gama da população. Nesses mais de 30 anos da Constituição, o Sistema Único de Saúde consolidou-se como uma das mais importantes políticas sociais do Estado brasileiro, sob responsabilidade da União, dos estados e dos municípios. Falta, porém, evoluir o debate e construir um novo modelo de financiamento capaz de dar sustentabilidade ao sistema, de suportar as pressões de custos e evitar a obsolescência da rede de atendimento. Para elaboração da presente pesquisa foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, através de uma pesquisa de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa, com objetivo de: Analisar os impactos das políticas de ajuste econômico nos serviços de saúde para a implementação do sistema único de saúde (SUS). Sendo possível concluir que diversos são os desafios enfrentados pela gestão pública com relação a alocação dos recursos destinados as atividades mantidas pelo governo, para garantir que serviços como o SUS continuem sendo ofertados e o sistema não entre em colapso.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference39 articles.

1. ARAÚJO, Arilene Lisboa de. O exercício da participação popular e controle social realizado pelos coletivos organizados de mulheres na 1ª CMSM de Natal/RN. 2017. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

2. BARBOSA,A. A. Financiamento das ações de VISA: a evolução do repasse federal. Dissertação de Mestrado. Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia. Bahia. 2009.75p.

3. BRASIL (1987). Brasil. Assembléia Nacional Constituinte (1987).

4. BRASIL, Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1990.

5. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. As Conferências Nacionais de Saúde: Evolução e perspectivas. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2009. 100p.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3