Author:
Silva Fabricio Leal da,Zanelato Aurelio Izuka
Abstract
A pesquisa desenvolvida consiste em entender as principais dificuldades relacionadas ao ensino/aprendizagem de Física, e a necessidade de atualização desse processo, buscando métodos de ensino para motivação dos alunos nas escolas de Itacoatiara-AM. Essa pesquisa de caráter qualitativo pretende contribuir em novas estratégias de ensino visando uma aprendizagem mais significativa na disciplina de física, servindo de base a outras pesquisas, e contribuindo como fonte de informação a comunidade acadêmica, e outros, utilizando a Metodologia Ativa de gamificação como forma de motivar e inserir um aprendizado significativo aos alunos. Pois, vários são os fatores que estão relacionados às dificuldades encontradas no ensino/aprendizagem de física, e entender esses fatores é extremamente importante, iniciar o processo de soluciona-los e assim contribuir na melhoria do ensino de física. Um dos principais fatores relacionados a dificuldades no ensino de física é a falta de motivação em relação a essa disciplina, nesse contexto a gamificação pode ser uma ótima escolha, pois além de sua característica fascinante, essa estratégia de ensino pode tornar as atividades mais proativas em sala, além de explorar as habilidades sociais dos discentes, encorajando-os a revisitar conteúdos previamente apresentados e a realizar processos de colaboração com seus colegas de classe.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
2. ARAÚJO, Ravena Pereira de. UCHÔA, José Deuzimar. As dificuldades na aprendizagem de física no ensino médio da Escola Estadual Dep. Alberto de Moura Monteiro. 2015.15 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical do Piauí, 2015.
3. BARBOSA, Mariana de Barros. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: perspectivas para sua compreensão e superação. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. 2015.
4. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000.
5. BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527/3761. Acesso em: 14 maio 2021.