Author:
Santos Francisco Arapiraca dos,Amorim Ricardo José Rocha,Amorim Dinani Gomes
Abstract
A identificação de indicadores da gestão socioambiental, são difíceis pela falta de padronização e informação sobre os mesmos, categorizando e tipificando sua atuação, assim a pesquisa tem por objetivo o levantamento de indicadores, que pesquisadores associam e gestão socioambiental, que possam ser adotados no Brasil, pelos órgãos governamentais e empresas, bem como a sua aplicação, constatando a existência de padrões e metodologias uniformes. Assim, visa atender àa pergunta sobre quais os indicadores da gestão socioambiental? A pesquisa busca identificar os indicadores da gestão socioambiental, e apresentar os resultados para o uso pelo governo e sua aplicação nas empresas e comunidade, assim padronizando os seus instrumentos de controle. Tem a hipótese na identificação, em artigos científicos, de indicadores de gestão socioambiental, que padroniza os processos de avaliação e implementação de práticas sustentáveis nas empresas. A padronização dos indicadores de gestão socioambiental, com base em evidências científicas, pode fornecer uma base consistente e confiável para as empresas avaliarem e melhorarem suas práticas. Isso pode levar a uma maior eficiência, transparência e comparabilidade entre diferentes organizações, facilitando a adoção de melhores práticas sustentáveis. Com critério metodológico, foi aplicada a metodologia da Revisão sistemática literária sobre o problema da pesquisa. Como uso da ferramenta de planejamento, coleta e organização dos dados foi utilizado o software da (State of The Art Through Systematic Review – START), e após análise das pesquisas podemos definir que a revisão sistemática aplicada conseguiu identificar quais os indicadores mais associados a gestão socioambiental.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference31 articles.
1. ALEIXO, N. C. R. Clima urbano e saúde: uma análise a partir de indicadores socioambientais. Revista GeoUECE, 3(4), 194-216, 2014.
2. ALKHARS, M.A et al. Uma revisão da literatura da Curva Ambiental de Kuznets no GCC para 2010–2020. Indicadores Ambientais e de Sustentabilidade, 14, 100181, 2022.
3. BRITO, R. D. O.; SIVERES, L.; & CUNHA, C. D. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27, 610-630, 2019.
4. CAMPOS, G.M. O impacto dos indicadores socioambientais no valor agregado das empresas. Enfoque, 30 (1), 83 2011.
5. COTA, T et al. Indicadores socioambientais como instrumento de gestão de território fluvial: comunidade de Rolim de Moura do Guaporé-RO. GOT: Revista de Geografia e Ordenamento do Território, (17), 29, 2019.