REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS TÊXTEIS NA COMPOSIÇÃO DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) RECICLADO

Author:

Deunisio Maria Lucia Choma,Vieira Cleide,Beuren Fernanda Hansch,Kazmierczak Kamila

Abstract

O objetivo deste trabalho é reutilizar os resíduos têxteis como reforço para o desenvolvimento de materiais poliméricos sustentáveis promovendo a economia circular. A indústria do plástico e têxtil, tornam nossa vida atual mais pratica, confortável e adaptada. Devido ao aumento de demandas de consumo, e confiabilidade dos materiais. Não há consciência das consequências do descarte inadequado, que prejudica o meio ambiente. O impacto negativo são aterros e lixões saturados, mas tem incentivado pesquisas na área.  O processo de reciclar é tido como um potencial econômico nas indústrias de transformação e pode atenuar os impactos do descarte incorreto. Por meio do processo de extrusão, granulação e injeção foram obtidos os corpos de prova para realizar o ensaio de tração obtendo a curva tensão-deformação e assim poder determinar as propriedades mecânicas do material. Os valores da resistência a tração foram influenciados pelas propriedades da matriz polimérica e pela sua interação com as fibras descontinuas de poliéster. Que diminuiu com a adição das fibras, não ocorrendo uma ancoragem das fibras com a matriz polimérica. O agrupamento das fibras, possibilitou uma concentração de tensão em determinadas regiões, ocasionando fragilidade no material estudado. O não uso, de agentes compatibilizantes pode ter afetado a adesão do PEBD com as fibras de poliésteres, que contribuiu para a redução das propriedades mecânicas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference20 articles.

1. ABIT. Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção, 1957.

2. ALVES, Rodrigo Borba. Desenvolvimento de Nono compósito de Polietileno de Baixa Densidade Pós-consumo Reciclado/Bentonita. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geociências. 2008.

3. AMARAL, Mariana Correa; ZONATTI, Welton Fernando; SILVA, Karine Liotino da; JUNIOR, Dib Karam; NETO, João Amato; RAMOS, Julia Baruque. Reciclagem industrial e reuso têxtil no Brasil: estudo de caso e considerações referentes à economia circular. Gestão & Produção, v. 25, p. 431-443, 2018.

4. ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004:Classificação de Resíduos Sólidos, 2004.

5. ASTM INTERNATIONAL. Standard Test Methods for Determining the izod pendulum impact resistance of plastics. ASTM D256 International, 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3