Author:
Deunisio Maria Lucia Choma,Vieira Cleide,Beuren Fernanda Hansch,Kazmierczak Kamila
Abstract
O objetivo deste trabalho é reutilizar os resíduos têxteis como reforço para o desenvolvimento de materiais poliméricos sustentáveis promovendo a economia circular. A indústria do plástico e têxtil, tornam nossa vida atual mais pratica, confortável e adaptada. Devido ao aumento de demandas de consumo, e confiabilidade dos materiais. Não há consciência das consequências do descarte inadequado, que prejudica o meio ambiente. O impacto negativo são aterros e lixões saturados, mas tem incentivado pesquisas na área. O processo de reciclar é tido como um potencial econômico nas indústrias de transformação e pode atenuar os impactos do descarte incorreto. Por meio do processo de extrusão, granulação e injeção foram obtidos os corpos de prova para realizar o ensaio de tração obtendo a curva tensão-deformação e assim poder determinar as propriedades mecânicas do material. Os valores da resistência a tração foram influenciados pelas propriedades da matriz polimérica e pela sua interação com as fibras descontinuas de poliéster. Que diminuiu com a adição das fibras, não ocorrendo uma ancoragem das fibras com a matriz polimérica. O agrupamento das fibras, possibilitou uma concentração de tensão em determinadas regiões, ocasionando fragilidade no material estudado. O não uso, de agentes compatibilizantes pode ter afetado a adesão do PEBD com as fibras de poliésteres, que contribuiu para a redução das propriedades mecânicas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ABIT. Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção, 1957.
2. ALVES, Rodrigo Borba. Desenvolvimento de Nono compósito de Polietileno de Baixa Densidade Pós-consumo Reciclado/Bentonita. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geociências. 2008.
3. AMARAL, Mariana Correa; ZONATTI, Welton Fernando; SILVA, Karine Liotino da; JUNIOR, Dib Karam; NETO, João Amato; RAMOS, Julia Baruque. Reciclagem industrial e reuso têxtil no Brasil: estudo de caso e considerações referentes à economia circular. Gestão & Produção, v. 25, p. 431-443, 2018.
4. ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004:Classificação de Resíduos Sólidos, 2004.
5. ASTM INTERNATIONAL. Standard Test Methods for Determining the izod pendulum impact resistance of plastics. ASTM D256 International, 2010.