Author:
Santos Fernanda Toledo dos,Nunes Gracielly Fernandes,Bastos Kamila Noleto,Sousa Raissa Naves de,Dutra João Batista Rodrigues,Lopes Ana Karolina,Braga Pedro Paulo Pereira,Ghazale Poliana Peres
Abstract
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune desmielinizante do sistema nervoso central (SNC), caracterizada por uma interação de fatores genéticos e ambientais. A vitamina D (VD) é produzida pela pele exposta à radiação ultravioleta B ou obtida de fontes alimentares e influencia no processo inflamatório, diminuindo a produção dos mediadores pró-inflamatórios O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura a respeito dos efeitos do tratamento com a VD em pacientes com EM. A metodologia envolveu a busca de artigos científicos no PubMed e Scielo, nos idiomas português e inglês e 40 artigos foram selecionados. A EM ocorre por um processo de destruição da mielina e degradação dos axônios dos neurônios onde há uma desregulação do sistema nervoso central mediada por células do sistema imune, como os linfócitos B e T e os macrófagos, o que aumenta o processo de desmielinização. Estudos demonstram que o tratamento dom VD diminui a incapacidade e melhora a caminhada cronometrada de pacientes com EM. Por outro lado, outros estudos demonstram que este tratamento não causa diferença significativa na taxa de recaída anualizada, escala expandida de status de incapacidade, componentes compostos funcionais da EM, força de preensão ou fadiga. Apesar de os estudos ainda serem inconclusivos, o processo fisiopatológico que envolve a EM está intimamente ligado ao metabolismo da VD. Portanto, tornam-se necessários mais pesquisas que visem a melhoria da qualidade de vida de pacientes com EM.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. BRUM, D. G., et al. Suplementação e uso terapêutico de vitamina D nos pacientes com esclerose múltipla: consenso do Departamento Científico de neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia. Academia Brasileira de Neurologia, n. 2, p. 3-7, jan. 2014.
2. GOMES, F. M., et al. Vitamina D – Uma promessa na Esclerose Múltipla. Sinapse, n. 2, p. 9–13, nov. 2013.
3. KENNEL, K. A., et al. Vitamin D Deficiency in Adults: When to Test and How to Treat. Mayo Clin. Proc., n. 8, p. 752–758, ago. 2010.
4. MARQUES, C. D. L., et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Ver. Bras. Reumatol., n. 1, p 67 - 79, fev. 2010.
5. SANGHA, A., et al. The Role of Vitamin D in Neuroprotection in Multiple Sclerosis: An Update. Nutrients., n. 13, p. 2978-2993, jun. 2023.