Author:
Angoneze Isabella Ruaro,Melo Beatriz Enoki de,Goes Bianca Tereza Oliveira Lima,Santana André Luís Cavalcanti,Dutra Ana Luiza de Almeida,Prazeres Hugo Leonardo dos,Barros João Augusto de Almeida,Ferreira Vinicius de Carvalho Nilo Bitu,Pagaiani Thiago Henrique Marqui
Abstract
As DORTs são doenças comuns entre profissionais da educação, impactando significativamente a qualidade de trabalho e frequentemente resultando em afastamentos. A Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor da Universidade do Estado de Mato Grosso investigou a prevalência e natureza dessas condições em uma escola do Interior do Mato Grosso, visando propor melhorias na saúde coletiva escolar. OBJETIVOS: Identificar a frequência de DORT e LER na saúde física de profissionais da área da educação; identificar o impacto das DORT e LER nas condições de trabalho e na qualidade de vida destes profissionais da área da educação, e as diferenças e resultados de manejo de suas condições; identificar propostas viáveis para melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos funcionários; Oferecer conhecimento à comunidade sobre o papel do Médico Anestesista e da Anestesiologia no tratamento e manejo de dor. MÉTODOS: Investigação a partir de comparação qualitativa da livre expressão quanto à autopercepção de DORT dos funcionários da escola, em relação à aplicação de questionário padronizado após orientações em saúde relacionadas à elas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os entrevistados identificaram ter ou já ter tido alguma DORT, e relacionam suas lesões ao trabalho que exercem. Doenças musculares, tendões e nervos com fadiga e dor associadas estão presentes para todas as categorias de profissionais avaliados. A automedicação e a não mudança de hábitos é observada em todos os testados. CONCLUSÃO: A DORT é uma condição absolutamente presente entre profissionais da educação e afeta diretamente tanto seu trabalho quanto sua qualidade de vida fora dele. Além do tratamento adequado das lesões, é imprescindível que se crie instrumentos de promoção em saúde para prevenir a instalação dessas doenças ou que estas se agravem.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference3 articles.
1. FERREIRA, A. L.; PAPI, C.; LEMOS, L. C. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho: aspectos gerais e reflexões sobre a saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 19, n. 2, p. 274-282, 2021.
2. MANGO, M. S. M. et al. Análise dos sintomas osteomusculares de professores do ensino fundamental em Matinhos (PR). Fisioterapia em Movimento, v. 25, n. 4, p. 785-794, out. 2012
3. MORAES, P. W. T.; BASTOS, A. V. B. Os sintomas de LER/DORT: um estudo comparativo entre bancários com e sem diagnóstico. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 3, p. 624-637, jul. 2017.