Author:
Nunes Emanuel Nascimento,Moura Antônio da Cruz,Lôbo Ítalo Martins,Chagas Jéssica da Cruz,Leboreiro Márcia Santos Freitas,Gonçalves Maurilho de Lima,Campos Viviane Alves,Gomes Wanderson Teixeira
Abstract
Este estudo abordou o desafio de integrar metodologias inovadoras na educação, visando preparar os alunos para as demandas do século XXI. O objetivo geral foi analisar como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), o design de jogos digitais e o Design Thinking podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, além de promover uma educação inclusiva. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, que permitiu a coleta e análise de dados de estudos anteriores que discutiram a implementação e os efeitos dessas abordagens pedagógicas inovadoras. Os resultados indicaram que cada uma dessas metodologias oferece contribuições significativas para o processo educacional, engajando os alunos de maneira ativa no seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a solução colaborativa de problemas. No entanto, a análise também revelou que a implementação dessas metodologias enfrenta barreiras, como resistência à mudança, limitações de recursos tecnológicos e a necessidade de adaptações curriculares e estruturais nas instituições de ensino. As considerações finais enfatizaram a importância de superar esses desafios para tornar a educação mais adaptativa, inclusiva e alinhada com as necessidades contemporâneas. O futuro da educação, potencializado pelo avanço tecnológico e pela adoção dessas metodologias inovadoras, foi projetado como promissor, capaz de oferecer uma experiência de aprendizado mais rica e significativa para todos os estudantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. ALMEIDA, S. C.; FERREIRA, F. R. Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Revista De Educação Matemática, v. 17, e020049, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id443.
2. ALVES, A. G.; HOSTINS, R. C. L. Desenvolvimento da imaginação e da criatividade por meio de design de games por crianças na escola inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 1, p. 17-36, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/kJbyj3HKnJdSp8QtY9D96tw/.
3. ARAÚJO, G. S.; SEABRA JUNIOR, M. O. Elementos fundamentais para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e habilidades de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, p. 120-147, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/rCZGCqLWvNdVPsTq3kGJhcG/.
4. BATES, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
5. FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais: Design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2019.