Author:
Beck Gabriela Guichard de Lima,Lima Rafael Gustavo de,Matos Roberta de Souza,Rider Ariane Paola,Carvalho Sabrina Borges Ramos de,Nishiyama Mario Augusto,Souza Irineu Manoel de,Silveira Ana Luísa da
Abstract
Os movimentos recentes da dinâmica do trabalho requerem um reposicionamento no contexto pós pandemia, motivados pelo advento do trabalho remoto. Assim, sugere-se examinar a disseminação dessa modalidade no ambiente universitário, de modo a propor alternativas à sua operacionalização, identificando limites que preservem a sustentabilidade de suas operações. O presente artigo se intitula "Administração e Trabalho: os desafios e limites do trabalho remoto". Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos servidores técnicos administrativos de uma universidade federal do sul do Brasil sobre o trabalho remoto. Os objetivos específicos foram: i) Verificar as diferenças entre as condições de trabalho antes, durante e depois da pandemia; ii) Compreender as potencialidades do trabalho remoto em uma universidade federal da região sul do Brasil; iii) Refletir sobre desafios e limites advindos da operacionalização do trabalho remoto no período pandêmico e iv) Realizar um levantamento de como está o cenário do teletrabalho nas Universidades Federais do Brasil. O estudo tem caráter qualitativo, descritivo e exploratório com a utilização de pesquisa bibliográfica e questionários. A trajetória metodológica possui três fases: i) Elaboração do arcabouço teórico ii) Coleta de dados empíricos, por meio de questionários, primeiramente com servidores técnico-administrativos - STAES - da universidade selecionada, e posteriormente com Reitorias e Setor de Gestão de Pessoas; e iii) Discussão acerca dos resultados obtidos. Ao final, pretendeu-se explicitar concepções práticas de trabalho no ambiente universitário que emergem do contexto de pandemia e que expressam um novo sujeito contemporâneo, além de explicitar como encontra-se o cenário atual nas Universidades Públicas Federais quanto ao teletrabalho.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. AMARANTE, Juliana Marangoni; CRUBELLATE, João Marcelo; JUNIOR, Victor Meyer. Estratégias em universidades: uma análise comparativa sob a perspectiva institucional. Revista GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 190-212, jan. 2017.
2. ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
3. ANTUNES, A. As contradições do trabalho remoto. Fiocruz, 20 out. 2020.
4. ARAÚJO, Tânia Maria de; LUA, Iracema. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Ensaio/Dossiê COVID-19 e Saúde do Trabalhador. Rev Bras Saude Ocup 2021.
5. BERNARDO, Kelen Aparecida; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia covid-19. NORUS, vol. 8 nº 14. p. 8-39. Ago/Dez/ 2020.