Author:
Silva Lucas Gabriel Braz da,Paiva Aline Queiroga Estrela Maia,Cunha Yasmin Naray Gasparetto da,Santana Rodrigo Rondina de,Mariani Maria Lívia,Yamaki Giovanna Larsen,Ramos Paula Elisa Rodrigues,Corrêa Natália Canella,Beber Uiara Jones,Barbosa Fernando Daniel Pereira,Giulianis Marco Antonio Montagner,Nogueira Francisco Plawthyney da Silva,Sá Laís Veras de Araújo
Abstract
INTRODUÇÃO: A pneumonia representa uma infecção grave que afeta predominantemente os pulmões, resultando em uma comprometimento prejudicial da imunidade do paciente. Diversos agentes virais têm a capacidade de atacar os pulmões e desencadear a pneumonia, afetando especialmente idosos, crianças e adultos, independentemente de sua competência imunológica. Esta infecção compromete as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares, causando inflamação no tecido pulmonar e afetando o sistema respiratório. OBJETIVO:Revisar as evidências disponíveis sobre o uso de antibióticos no tratamento da pneumonia, analisando a eficácia, segurança e recomendações atuais relacionadas à antibioticoterapia nesta condição respiratória. METODOLOGIA: Este estudo adotou a abordagem metodológica de revisão integrativa da literatura para investigar as evidências relacionadas ao tratamento da pneumonia, com foco na antibioticoterapia. O objetivo principal foi identificar, selecionar e sintetizar resultados relevantes nesse domínio específico. Para alcançar esse propósito, foi utilizada a estratégia PICo, que orientou na formulação da seguinte pergunta direcionadora: "Quais são as evidências disponíveis sobre o uso de antibióticos no tratamento da pneumonia e como elas impactam a eficácia, segurança e desfechos clínicos dos pacientes? Quais são os principais desafios enfrentados na antibioticoterapia da pneumonia, e como eles podem ser superados para otimizar os resultados clínicos?". RESULTADOS E DISCUSSÃO: A terapia antimicrobiana em forma de aerossol surge como uma alternativa para administrar doses elevadas de antibióticos diretamente no local da infecção, o que pode reduzir a toxicidade sistêmica que ocorre ao aumentar a dose de antimicrobianos administrados por via intravenosa. Os autores também mencionam algumas terapias em desenvolvimento para pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) com o uso de medicamentos nebulizados, como Amicacina, Fosfomicina e Tobramicina, e destacam que os avanços nesse campo são promissores, principalmente devido a melhorias nos nebulizadores que possibilitam uma distribuição mais eficiente das partículas nos pulmões. CONCLUSÃO:Em suma, esta revisão ressalta a complexidade do tratamento da pneumonia e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e individualizada para cada paciente. Com um cuidado adequado e uma intervenção oportuna, podemos melhorar significativamente os desfechos clínicos e a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa condição respiratória.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. ARNES-NEUMANN, Caroline et al. Síndrome de Stevens-Johnson em pré- escolar em tratamento de pneumonia: relato de caso. Residência Pediátrica, 2021.
2. BASSETTI, M. et al. Characteristics of na ideal nebulized antibiotic for the treatment of pneumonia in the intubated patient. Ann. Intensive Care. v. 6, n.5, 2016.
3. DA SILVA MELO, Andréa Paula; DE FREITAS CARNAÚBA, Soraya Mendonça. Pneumonia viral: principais sintomas, fisiopatologias, diagnóstico, tratamento e prevenção Viral pneumonia: main symptoms, pathophysiology, diagnosis, treatment and prevention. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 68673-68679, 2021.
4. DA SILVA OLIVEIRA, Roseane et al. A importância no tratamento da pneumonia adquirida na comunidade em crianças menores de 5 anos (PAC). Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e556111234853- e556111234853, 2022.
5. DE ALMEIDA MARQUES, Rayanne Gregório; DOS SANTOS NETO, Walter Moura; DA COSTA MOREIRA, Samantha Ferreira. TRATAMENTO MAIS ADEQUADO PARA PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE EM CRIANÇAS