Author:
Galvão Inês Portela Passos,Duarte Jamyla Osternes Lemos,Sousa Thaís Sthefane Quaresma de,Santos Amanda Tábata dos,Gonçalves Mateus Machado,Araújo Allany Letícia Dantas de,Lopes Maria Clara Barroso Leite
Abstract
Introdução: A Síndrome de Burnout é uma condição comum em médicos, os quais estão propensos ao desgaste e à fadiga física e emocional, que quando exacerbados podem corroborar no seu desenvolvimento. Essa Síndrome é definida e composta por 3 fatores: a exaustão emocional, a despersonalização e o declínio na realização profissional e apresenta-se com sinais e sintomas físicos, psíquicos, emocionais e comportamentais. Objetivo: Analisar e revisar as etiologias, as implicações a prevalência da Síndrome de Burnout nos médicos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com artigos em inglês, português e espanhol publicados no período de 2015 a 2020 retratando a temática em estudo. Resultados: Foram analisados 10 artigos onde foi possível perceber que existe maior predisposição à síndrome de burnout no sexo masculinos, sendo exaustão emocional a mais frequente dimensão com 53%. As cinco especialidades com maior probabilidade de desenvolver essa condição, em ordem decrescente, foram: Medicina de Unidade de Terapia Intensiva, Medicina de Família, Medicina de emergência, Medicina interna e Ortopedia. As cinco especialidades com maior probabilidade de desenvolver essa condição, em ordem decrescente, foram: Medicina de Unidade de Terapia Intensiva, Medicina de Família, Medicina de emergência, Medicina interna e Ortopedia. Conclusão: A prevalência de altos níveis de estresse emocional e esgotamento nos médicos, leva a necessidade de ações para intervir no agravo da situação e a conciliação do âmbito de trabalho e familiar. Sendo necessário o diagnóstico precoce para oferecer maior assistência de saúde mental e física para esses profissionais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ALMEIDA, L. A. et al. Fatores da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde. Revista Online de Pesquisa, Rio Grande do Norte, v. 8, n. 3, p. 4623-4628, jul./2016.
2. BOND, M. M. K. et al. Prevalência de Burnout entre Médicos Residentes de um Hospital Universitário. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 3, p. 97-108, jan./2018.
3. CIAMMELLA, P., et al. The ‘‘BUONGIORNO’’ project: Burnout syndrome among young Italian radiation oncologists. Cancer Invest. v. 31, n. 8, p. 522-528, jul./2013.
4. GOUVEIA, P. A. D. C. Fatores associados à síndrome de burnout em médicos residentes de um hospital universitário. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 63, n. 6, p. 504-511, jun./2017.
5. GRACINO, M. E. et al. A saúde física e mental do profissional médico: uma revisão sistemática. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 40, n. 110, p. 244-263, set./2016.