Author:
Silva Fernanda Priscila Alves da,Teixeira Kemyle Pereira
Abstract
O presente artigo pretende apresentar uma pesquisa desenvolvida no contexto do Baixo Amazonas, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cujo objetivo é investigar a importância do profissional de psicologia na educação considerando, sobretudo, o debate acerca da lei 13.935/2019 que propõe a prestação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. O debate sobre a presença do profissional de psicologia na Educação Básica traz à tona uma discussão histórica sobre a relação entre psicologia e educação, de um lado, e a necessidade de múltiplos profissionais no contexto educacional de outro, visto que os desafios emergentes na escola são diversos e múltiplos. Alicerçado numa perspectiva crítica da educação e psicologia, o presente estudo está ancorado em uma metodologia qualitativa e dialógica, partindo de um processo de observação do contexto escolar, escuta dos diversos atores sociais inseridos neste cenário e construção de relatos de experiência. A metodologia utilizada, neste artigo foi: leituras orientadas, resenhas e levantamento bibliográfico da temática, descrição do desenvolvimento da pesquisa, análise crítica dos dados considerando, sobretudo, a experiência da pesquisadora e sua participação em um projeto de extensão e reflexões emergentes do debate sobre a relação entre psicologia e educação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ANDRADA, Paula. C. De. et al.. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. e1877342, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/qjCZv6PcbjtT5kckk6YPkpg# Acesso em: 16 mar. 2024.
2. ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Volume 12. Número 2 Julho/Dezembro de 2008, p. 469-475.
3. ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino; SANTOS, Ruzia Chaouchar dos; BARBOSA, Deborah Rosária. Psicologia e Educação: sobre as raízes da Lei n° 13.935/2019 e os desafios para a Psicologia Escolar. In: FACCI, Marilda Gonçalves Dias; ANACHE, Alexandra Ayach, CAIDAS, Roseli Fernandes Lins (org.). Por que a Psicologia na Educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização. Volume 1. Editora CRN: Curitiba, 2021, p.17-31.
4. BUENO, José Maurício Haas; RICARTE, Mirela Dantas. O que são habilidades socioemocionais. In: RICARTE, Mirela; BUENO, Maurício (Orgs). Habilidades socioemocionais. 2ª-ed. São Paulo: Hogrefe, 2022, p. 11-26.
5. CARO, Sueli Maria Pessagno; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Educação Social e Psicologia. In: CARO, Sueli Maria Pessagno; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Educação como Processo de Desenvolvimento. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004, p. 19-54.