Author:
Epitácio Julliane Ramalho Silva,Souza Fernanda Oliveira Martins dos Reis,Baldow Pedro Henrique Borges,Gomes Kleber Alves
Abstract
A pneumonia é uma das infecções do trato respiratório mais comuns. A resposta inflamatória do hospedeiro e a presença de patógenos nos alvéolos contribuem para a doença, porém fatores como a presença de comorbidades, o estado de imunodeficiência e a realização de procedimentos invasivos, podem aumentar a complexidade da doença, levando ao desfecho de mortalidade. Por isso, idosos são considerados grupo de risco para o desenvolvimento da doença e suas possíveis complicações. Portanto, faz-se necessário analisar a mortalidade de pneumonia em idosos. O estudo foi epidemiológico descritivo e exploratório, usando abordagem quantitativa, para analisar a mortalidade por pneumonia em idosos nas macrorregiões da Bahia entre 2018 e 2022. Os dados foram coletados do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). Foram consideradas as macrorregiões da Bahia e casos de óbitos por pneumonia em indivíduos com idade entre 60 e mais de 80 anos. Os resultados demonstram que entre 2018 e 2022, foram registrados 12.619 óbitos por pneumonia em idosos na Bahia. A maior incidência foi observada no Leste (Salvador) e a população com mais de 80 anos representou a maioria dos casos. Em relação a Bahia, observa-se predomínio de incidência na região Leste (Salvador), em todas as regiões analisadas. Conclui-se a importância e necessidade de estratégias preventivas e de intervenção direcionadas aos idosos para reduzir a mortalidade por pneumonia. São necessários recursos adequados de saúde em todas as macrorregiões, com abordagens adaptadas às características locais, a fim de mitigar o impacto da pneumonia na população idosa.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. ASSUNÇÃO, R. G.; PEREIRA, W. A.; ABREU, A. G. Pneumonia Bacteriana: aspectos epidemiológicos, fisiopatologia e avanços no diagnóstico. Revista de Investigação Biomédica, v. 10, n. 1, 83, 2018.
2. BOGLIOLO, L.; BRASILEIRO FILHO, G. Patologia. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
3. CHAIMOWICZ, F.; CHAIMOWICZ, B. de F. Por quais razões adoecem e morrem os idosos no Brasil? 2022.
4. FONSECA, Conceição Maria da Costa Santos e. Pneumonias em adultos, adquiridas na comunidade e no hospital. Medicina (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, Brasil, v. 31, n. 2, p. 216–228, 1998.
5. HESPANHOL, V.; BÁRBARA, C. Pneumonia mortality, comorbidities matter? Pulmonology, v. 26, n. 3, p. 123-129, 2020.