Author:
Santos Thayce Carolaine Andrade,Alves Vanessa Cristina Rabelo,Lopes Letícia Paula,Reisdorfer Arion Saraiva,Quadros Júlia Diniz Ferreira,Quadros Thiago Henrique Alves do Amaral,Silva Fernanda Marcelino de Rezende e,Quadros Karla Nogueira Amaral
Abstract
O presente estudo teve como objetivo, identificar quais os fatores que impactaram a saúde mental dos profissionais de enfermagem durante a pandemia do Covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Nessa revisão, foram selecionados 12 artigos, os quais foram lidos na íntegra e analisando-os, foram agrupados os principais fatores que afetam a saúde mental dos profissionais de enfermagem, em quatro instâncias, sendo elas: os fatores sentimentais e emocionais (100%), os fatores de segurança (91,6%), os fatores assistenciais (83,3%) e os fatores de exposição (83,3%). Pode-se inferir que a saúde mental dos profissionais de enfermagem foi impactada negativamente, desencadeando transtornos mentais, depressão, ansiedade, estresse e insatisfação profissional, gerando dessa forma, precarização da qualidade assistencial em saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. ALVES, J. S. et al. Sintomas psicopatológicos e situação laboral da enfermagem do Sudeste brasileiro no contexto da COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, 2022.
2. BRASIL. Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho e dá outras Providências. Brasília, 1977.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 580, de 27 de março 2020b. Brasília, 2020b.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Governo do estado São Paulo. Primeiro caso de Covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro. São Paulo, 2020c.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. O que é coronavírus? Brasília: Ministério da Saúde, 2020a.