Author:
Santos Carlos Eduardo dos,Rodrigues Graciele Massoli
Abstract
A prática esportiva é reconhecida como importante ferramenta para a instituição da coesão social e pela sua influência positiva nos aspectos relacionados à educação, cultura, saúde, ética humana. Entender como estes processos se estabelecem na sociedade e como as pessoas que estão envolvidas na sua entrega os percebem, é crucial para a a implementação de programas públicos esportivos eficazes. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção de profissionais de educação física atuantes na Secretaria de Esporte e Prática Esportiva (SEPE) de Santo André-SP, quanto aos fins do esporte nos programas de categorias de formação esportiva e de categorias base do município. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, que foi conduzida no município de Santo André-SP entre os meses de abril e maio de 2024. Para tanto, três professores que atuam em programas de formação esportiva e de base ofertados pela SEPE, foram entrevistados quanto as suas percepções sobre os fins do esporte nestes contextos. Após a analise dos discursos, concluímos que: de acordo com a percepção dos profissionais de educação física que atuam nos programas públicos esportivos de formação e de categorias de base do município de Santo André-SP, os fins do esporte nos programas de formação esportiva e base estão relacionados a promover o acesso a prática esportiva e de lazer aos participantes, e desta maneira contribuir para a sua saúde física, mental e melhora na qualidade de vida, bem como na formação de cidadãos por meio da prática esportiva.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference42 articles.
1. ANDRADE DE MELO, V. Projetos sociais de esporte e lazer: reflexões, inquietações, sugestões. Quaderns d’Animació i Educació Social, 2008.
2. BALBINO, H.; PAES, R. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. 1. ed. [s.l: s.n.].
3. BERGER, A. G.; GINCIENE, G.; LEONARDI, T. J. Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo: diálogos entre a teoria e a prática. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 26, p. e26063, 20 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.104319.
4. BETTI, M. Educação Física e Sociedade. São Paulo: [s.n.].
5. BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? Em: BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: [s.n.].