Author:
Milhomem Thiara Lustosa,Alves José Luiz
Abstract
As estratégias de enfrentamento a pandemia da Covid-19 exigiram uma rápida inserção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação -TDICs na educação. Embora esse tenha sido um processo heterogêneo e desigual com características justificáveis apenas por sua excepcionalidade, é necessário compreender qual o legado da experiência do ensino remoto emergencial, e como se pode, a partir disso, traçar perspectivas para uma educação inclusiva, sustentável e inovadora, alinhada as necessidades da sociedade contemporânea. A Revisão Sistemática da Literatura, que analisou 36 artigos publicados a partir de 2020, revelou um consenso sobre a necessidade da escola se apropriar dessas ferramentas tecnológicas para que possa se articular melhor com as demandas e necessidades da sociedade contemporânea. Para isso, é fundamental investir mais em infraestrutura tecnológica e desenvolver um projeto político-pedagógico que integre a transformação digital como uma estratégia institucional. Além disso, a reconfiguração da docência e a regulamentação do trabalho mediado por essas tecnologias são considerados elementos centrais nesse processo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF. 01 de abril de 2020 | Edição: 63-A | Seção: 1 - Extra | Página: 1
2. DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. In: DUARTE; BARROS. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
3. KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: Acesso em: 04 de agosto de 2024.
4. GALIANO, Leonardo Oliveira; SANTOS, Nilva Oliveira dos. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM FOCO: PERSPECTIVAS, CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS... In: Anais do I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional. Anais...Rio Branco(AC) IFAC, 2021. Disponível em: . Acesso em: 28/04/2023
5. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.