Author:
Lima Shidney Salatiel Batista de,Moura Pedro Gabriel Silva de,Santos Ana Luisa Ramos,Mendonça Xaene Maria Fernandes Duarte,Moraes Pilar Maria de Oliveira,Sousa Júnior Alcinês da Silva,Serra Henriana Soares,Nunes Silvia Ferreira
Abstract
O diabetes mellitus caracteriza-se por grupos de distúrbios metabólicos que resultam em hiperglicemia. As complicações associadas a diabetes são umas das principais causas de mortes no mundo, devendo-se investir em prevenção, controle da doença e diagnóstico precoce. No Brasil, somente parte dos diagósticados aderem adequadamente a terapia farmacológica e a não-farmacológica. Nota-se a importância de os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Enfermeiros compreenderem sobre o conceito, funcionamento e suas respectivas atribuições acerca da temática, promovendo redução de danos. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa com características descritivas, a pesquisa foi realizada na Atenção Primária em Saúde do município de Tucuruí-PA, parte da Amazônia Legal, com enfermeiros gestores das unidades de saúde e ACS atuantes. A amostragem foi feita por meio de uma seleção não-probabilística do tipo intencional, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e com auxílio de dois instrumentos de coleta de dados elaborados no Google Forms, a análise dos dados foi feito por meio do agrupamento das respostas. Participaram da pesquisa 44 ACS e 21 enfermeiros gestores, dos quais a maioria é do sexo feminino e com idades entre 24 a 64 anos. A maioria dos entrevistados possuiam conhecimentos acerca da diabetes mellitus e sobre suas atribuições, contudo, notou-se lacunas quando questionamentos sobre conhecimentos mais específicos. Conclui-se que, por mais que haja entendimento geral sobre a diabetes é necessária a realização de ações de educação permanente com os profissionais do município, para que haja melhoria na assistência prestada e na promoção e prevenção à saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference39 articles.
1. ALVES, A F M O, et al. Avaliação do conhecimento de agentes comunitários de saúde acerca do tema diabetes mellitus após a realização de uma intervenção educativa. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 3373-3389, 2023.
2. BABAGOLI, M. A. et al. Funções dos agentes comunitários de saúde na prevenção e gestão da diabetes em países de baixo e médio rendimento. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 10, p. e00287120, 2021.
3. BARDIN, L. (2008). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
4. BEZERRA, H M C, et al. Processo educativo do núcleo ampliado de saúde da família na atenção à hipertensão e diabetes. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020.
5. BOVIOT, A.B. A importância do agente comunitário de saúde para a Estratégia Saúde da Família: a Unidade Básica de Saúde com Saúde da Família de Saturnino Braga, em Campos dos Goytacazes, RJ. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) –Universidade Aberta do SUS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, 2016.