Author:
Ferreira Andressa Gonçalves,Gomes Evely dos Santos,Cardoso Keilla Gisele Mendonça,Coutinho Dalva Bastos e Silva,Guterres Aldair da Silva,Ataíde Bruno Rafael Batista de,Ferreira Rhaissa Pinheiro,Lopes Milena de Fátima Monteiro,Monteiro Tília de Sousa,Santos Lorena Costa dos,Pereira Glendson de Souza
Abstract
Os Transtornos Mentais (TM) são caracterizados como manifestações psicológicas relacionadas ao comprometimento das funções cognitivas e comportamentais dos indivíduos, resultando em modificações no âmbito pessoal, social e familiar. A administração de antipsicóticos representa uma intervenção utilizada na prática clínica para aliviar os sintomas da pessoa em sofrimento psíquico. Todavia, a literatura tem associado o uso dessa classe de fármacos a alterações na saúde da mucosa oral, no paladar, e no desenvolvimento de distúrbios metabólicos, impactando diretamente no estado nutricional dos pacientes. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o estado nutricional e os efeitos colaterais em usuários de antipsicóticos internados em um hospital de referência psiquiátrica em Belém do Pará. A pesquisa foi realizada no período de setembro a outubro de 2023. A avaliação antropométrica consistiu na aferição do peso, estatura, CC e cálculo do IMC e RCQ. Para identificar as alterações na cavidade oral foi utilizado um questionário adaptado. Para análise estatística, foi aplicado o teste ANOVA e o teste G. Para todo o estudo foi adotado 5% de significância. Foram avaliados 35 pacientes com esquizofrenia e psicose orgânica não especificada, sendo que 65,7% apresentavam sintoma após ingerir o medicamento, 71,42% dos pacientes relataram alteração na cavidade oral. Em relação ao estado nutricional, 40,0% encontrava-se em eutrofia, 37,1% com sobrepeso e 11,4% com obesidade. Concluiu-se que compreender tal condição é necessário para melhorar a qualidade de vida e intervenção do cuidado da pessoa em sofrimento mental.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference36 articles.
1. ALJABRI, M. K.; GADIBALBAN, I. Z.; KALBOUSH, A. M.; SADEK, H.S.; ABED, H. H. Barriers to special care patients with mental illness receiving oral healthcare: A cross sectional study in the Holy City of Makkah, Saudi Arabia. Saudi Medical Journal. v. 39, n., p.419-423, 2018.
2. ALMEIDA, J. R. Estudo da alteração da percepção gustativa em usuários de medicamentos antidepressivos. O Mundo da Saúde, v. 41, n. 2, p. 170-179, 2017.
3. ALSWAT, K. A.; et al. Prevalence of Metabolic Syndrome in the Hospitalized Psychiatric Patients. Medical Archive. v. 71, n. 6, p. 412-416, 2017.
4. AMORIM, I. S. A. Saúde bucal dos usuários em sofrimento psíquico: em busca da integralidade do cuidado. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022.
5. ATAÍDE, B. R. B.; CARVALHO, G. A.; GUTERRES, A. S. Efeitos extrapiramidais e estado nutricional associado ao uso de antipsicóticos em pacientes internados em um hospital de referência psiquiátrica, Belém-Pará. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. 300-320, 2022.