Author:
Oliveira Larayne Gallo Farias,Dos Anjos Thaynara Silva,Dos Anjos Jerusa Costa,Fracolli Lislaine Aparecida
Abstract
A garantia do acesso aos serviços de saúde é um tema de grande relevância por se tratar de um direito a ser assegurado. Como ferramenta para equacionar a oferta e a demanda por procura aos serviços, surgiu o Acesso Avançado (AA) como uma ferramenta para reestruturar as agendas profissionais. Este estudo trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, do tipo relato de experiência sobre a implantação do Modelo AA na UBS Jardim Mitsutani. A preparação prévia dos profissionais e o curto período de formação contribuíram para uma transição mais suave, embora houvesse preocupações sobre a capacidade de atender à demanda e o acompanhamento de pacientes crônicos. Apesar dos desafios, a implantação do AA na região teve resultados positivos, como a redução do absenteísmo, diminuição do tempo de espera por consulta, aumento da satisfação de alguns usuários e maior número de atendimentos aos usuários do território e de outros lugares. No entanto, a pandemia afetou a implementação do modelo. Sendo assim, a implementação do modelo de AA não foi estática e requer avaliação contínua e estratégias gerenciais para superar desafios e se adaptar às circunstâncias em evolução.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. ALMEIDA, Patty Fidelis de et al. Coordenação do cuidado e atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde. Saúde em debate, v. 42, p. 244-260, 2018.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed.; 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
3. BRETON, Mylaine et al. Revising the advanced access model pillars: a multimethod study. CMAJ Open. Sep 6:10 (3): E799-E806, 2022.
4. CAMARGO, Diângeli Soares; CASTANHEIRA, Elen Rose Lodeiro. Ampliando o acesso: o Acolhimento por Equipe como estratégia de gestão da demanda na Atenção Primária à Saúde (APS). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190600, 2020.
5. GOMES, Maria Alice Vaz; PINTO, Vinicius de Oliveira; CASSUCE, Francisco Carlos da Cunha. Determinantes da satisfação no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1311-1322, 2021.