Abstract
O ensino superior é um momento repleto de novas vivências e demandas para o estudante. Estudos apontam que um repertório elaborado de habilidades sociais pode ser um fator que facilita a integração e a permanência do indivíduo neste contexto. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação qualitativa de um programa de habilidades sociais aplicado a 16 estudantes de graduação matriculados em uma universidade pública brasileira. O programa aplicado contou com sete encontros semanais de 90 minutos cada. Os contextos utilizados no programa foram elencados a partir do critério de estarem presentes em alta frequência no cotidiano universitário e por estarem relacionados à integração ao ensino superior do estudante. Os dados analisados foram coletados no pós-teste por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise de conteúdo das respostas coletadas pelos participantes. Os resultados indicaram que para dez participantes o programa atendeu muito as expectativas e para nove participantes o programa contribuiu muito para modificações na vida acadêmica. Além disso, os participantes apontaram as seguintes habilidades como as que tiveram maior impacto após a intervenção: automonitoramento (n=10), autoconhecimento (n=10), assertividade (n=9), empáticas (n=9), comunicação (n=8), fazer e manter amizades (n=5), manejar conflitos (n=5) e coordenar grupos (n=3). Os resultados encontrados indicam a eficácia do programa para aumento do repertório de habilidades sociais, além de pontos para reformulação da intervenção que devem promover melhora do desempenho dos estudantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. Abreu, P., & Abreu, J. (2017). A quarta geração de terapias comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 19(3), 190-211. doi:10.31505/ rbtcc.v19i3.1069
2. Almeida, L. S (2019). Ensino Superior: Combinando exigências e apoios. In L. S. Almeida (Ed.), Satisfação académica no ensino superior: Desafios e oportunidades (pp.17-33). Braga, Portugal: ADIPSIEDUC.
3. Araújo, A. M., Almeida, L. S., Ferreira, J. A., Santos, A. A., Noronha, A. P., & Zanon, C. (2014). Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES): Construção e validação de um novo questionário. Psicologia, Educação e Cultura, XVIII(1), 131-145.
4. Bandeira, M., & Quaglia, M. A. C. (2005). Habilidades sociais de estudantes universitários:
5. identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, 9 (1), 45-55.