Author:
Estrela Yoshyara da Costa Anacleto,Estrela Yanne Maria da Costa Anacleto,Sousa Milena Nunes Alves
Abstract
Introdução: A amamentação é de fundamental importância durante a maternidade, consiste em uma fase essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Os benefícios são inúmeros e contemplam desde a criança até sua vida adulta. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento sobre aleitamento materno entre as puérperas atendidas em uma unidade básica de saúde do interior da Paraíba. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, de caráter descritivo, explicativo, com abordagem quantitativa, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Enaldo Torres Fernandes, no município de Patos, Paraíba. A amostra foi composta por 29 pacientes. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário social e demográfico; um questionário com itens sobre o aleitamento materno. Resultados: Evidenciou-se que a amostra é composta, em sua maioria, por puérperas com idade entre 20 e 35 anos, que vive com companheiro e com grau de escolaridade ensino médio completo. Observou-se que na maioria das perguntas menos de 50% das puérperas responderam corretamente, demonstrando ter pouco conhecimento sobre o que estava sendo questionado. Conclusão: Com isso, observou-se que a maioria das puérperas apresentavam um baixo nível de conhecimento sobre amamentação. E mesmo recebendo informações durante o pré-natal, a adesão ao aleitamento materno exclusivo encontra-se abaixo do ideal.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ANDRADE, H. S. et al. Fatores relacionados ao desmame precoce do aleitamento materno. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 13, n. 40, p. 1-11, 2018.
2. ASSIS, E. L. A. et al. Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo. Gestão e Saúde, v. 5, n. 3, p. 808-819, 2014.
3. BARROS, K. R. S. et al. Perfil epidemiológico e conhecimento de gestantes sobre aleitamento materno em um município do nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 25, n. 1, p. 11-17, 2021.
4. COELHO, A. S. et al. A importância da amamentação na formação de vínculos afetivos saudáveis entre mamãe/bebê. BIUS, v. 12, n. 5, p. 1-15, 2019.
5. DIAS, B. V. B. et al. Banco de leite humano de Jundiaí/SP: dificuldades percebidas durante a amamentação. Revista Científica de Enfermagem, v. 9, n. 18, p. 83-91, 2019.