Author:
Coelho Renilma da Silva,dos Santos Heloina Alves,Ferreira Igor Ivison Almeida,De Oliveira Cleonice Barbosa,Dos Santos Ana Paula Andrade,Sampaio Siomara do Socorro Medeiros,Santiago Rosanilda Gomes,Oliveira Cristina Noronha de Souza
Abstract
Por muitos anos, a saúde sexual e reprodutiva era vista como um assunto pertinente no cenário mundial e nacional, por ser considerada responsável pelo crescimento populacional de forma desordenada. Com o passar do tempo, grandes avanços foram sendo conquistados em busca da autonomia pelos direitos humanos. Considerando que a educação é primordial na vida sexual e reprodutiva de homens e mulheres, as evidências demonstram que a aproximação ao conhecimento, bem como instruções sexuais e planejamento familiar engloba não somente o saber, mas constrói a capacidade de comunicação pessoal que está diretamente ligada e relacionada aos efeitos positivos para a saúde. Diante do exposto, o presente trabalho tem como tema: O papel do enfermeiro frente a saúde sexual e reprodutiva, uma análise de publicações científicas. O objetivo desta pesquisa foi: analisar o papel do enfermeiro nas ações de saúde sexual e reprodutiva em serviços de atenção primária à saúde. Este objetivo procurou responder a seguinte problemática: Qual a importância do enfermeiro para a saúde sexual e reprodutiva nos serviços de atenção primária à saúde? Para responder essa problemática contou-se com um estudo bibliográfico realizado por meio de análise de publicações científicas. Os resultados desta pesquisa surgiram de uma análise integrativa de autores e apresentam a importância do enfermeiro na prestação de informações e orientações na prática do cuidado de produtividade da prole, ofertando conhecimento do plano familiar e ajudando no processo de tomada de decisão sobre os métodos de contracepção, obedecendo a autonomia no momento da escolha.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ANJOS. K. F. et.al. Aborto E Saúde Pública No Brasil: Reflexões Sob A Perspectiva Dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em:
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria De Atenção À Saúde. Departamento De Atenção Básica. Saúde Sexual E Saúde Reprodutiva / Ministério Da Saúde, Secretaria De Atenção À Saúde, Departamento De Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpressão. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
3. CHAVEIRO, J.J.D.S. Métodos Contraceptivos Utilizados por Puérperas-Planejamento familiar. Ariquemes-RO, 2020. Disponível em:
4. COSTA, A. et al. História Do Planejamento Familiar E Suas Relações Com Os Métodos Contraceptivos. Revista Baiana de saúde pública, Salvador, Bahia, v.37 n.1 p.74-86, mar.2013. Disponível em:
5. COSTA, I.S.C. Meu Corpo, “E Suas Regras”: Analise Sobre O Direito Reprodutivo Feminino. João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb .br/jspui/handle /123456789/17680