Author:
Rocha Iago Prina,Bastos Norma Lopes de Magalhães Velasco,Luz Rosália Teixeira,Brito Suziane Aguiar,Tavares Mariana Gautério,Dos Santos Veridiana Bispo,Duarte Paloma Dias,Dos Santos Tainá Jesus
Abstract
Introdução: O puerpério é considerado o período onde ocorrem variações biológicas, emocionais e sociais, não apenas para a mulher, podendo se estender a todo o círculo de relações que ela possua. Durante essa fase a puérpera pode ficar sensível, precisando de atenção e apoio emocional, pois estará susceptível as mudanças biológicas, psicológicas e sociais inerentes ao processo do puerpério. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura, a partir de plataformas de pesquisa científica. Foram coletados dados da cobertura populacional da atenção básica, particularmente do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), indicadores de saúde e informações demográficas obtidos nos sistemas de informação da Atenção Básica (SIAB), todos desenvolvidos pelo DATASUS, base de dados disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS). Resultados e Discussão: A consulta multidisciplinar pode ser considerada como um instrumento de suma importância, pois têm como finalidade garantir a extensão da cobertura de atendimento a todos os determinantes socias de saúde da gestante, bem como leva uma melhoria direta na qualidade do pré-natal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Considerações Finais: É preciso reconhecer que o atendimento multidisciplinar no acompanhamento pré-natal pode levar a equipe de saúde a conhecer o cotidiano materno e o contexto sociocultural a que elas pertencem, suas dúvidas, medos e expectativas, bem como, mitos e crenças referentes ao ato de amamentar, para que possam contribuir de forma positiva na lactação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ARANTES, Luciano José; SHIMIZU, Helena Eri; MERCHÁN-HAMANN, Edgar. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 1499-1510, 2016.
2. ANDRADE, Raquel Dully et al. Fatores relacionados à saúde da mulher no puerpério e repercussões na saúde da criança. Escola Anna Nery, v. 19, p. 181-186, 2015.
3. BANDEIRA, Rosana Lima; PEDERNEIRAS, Adriana. Aleitamento materno: Atuação da enfermagem na assistência ao aleitamento materno. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 4, n. 1, p. 52-7, 2015.
4. BARATIERI, Tatiane; NATAL, Sonia. Ações do programa de puerpério na atenção primária: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 4227-4238, 2019.
5. BENATTI ANTUNES, Marcos et al. Amamentação na primeira hora de vida: conhecimento e prática da equipe multiprofissional. Avances en Enfermería, v. 35, n. 1, p. 19-29, 2017.