Author:
Oliveira Rafael Rocha de,Lopes Joaz Wellington,Castro Bruno Gomes de
Abstract
O granuloma lepróide é uma doença de pele causada por micobactérias, a qual formam lesões nodulares e ulcerativas, de ocorrência aparentemente mais frequente do que é diagnosticada e relatada. Os animais possivelmente mais acometidos são aqueles criados fora do ambiente domiciliar (em quintais). O tratamento é relativamente simples e envolve antibioticoterapia sistêmica e tópica. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar um caso diagnosticado e tratado para a referida doença.
Publisher
Scientific Electronic Archives
Reference24 articles.
1. ACHA, L.M.R. Granuloma lepróide canino: aspectos clínicos, epidemiologia, histopatologia e biologia molecular – estudo retrospectivo de 38 casos. 63
2. f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária). Universidade Federal de Viçosa,
3. Viçosa, 2009.
4. ALMEIDA, M.B.; PRIEBE, A.P.S.; FERNANDES, J.I.; YAMASAK, E.M; FRANÇA, T.N. Granuloma lepróide canino na região da amazônica - relato de caso. Arquivo brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. 65(3): 645-648, 2013.
5. CAMELO JUNIOR, F.A.A.; ALVES, C.C.; FONSECA, M.G.M.; SOARES, M.A.; BILHALVA, M.A.; BRITO, R.S.A.B. Síndrome do granuloma lepróide em um cão na cidade de Pelotas: Relato de caso. Pubvet. 13(3): 1-4, 2019.