Mapeamento das características da implantação de novos cursos de Medicina em universidades federais brasileiras

Author:

Cyrino Eliana Goldfarb12,de Sordi Mara Regina Lemes3,Mendes Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz3,Luna Willian Fernandes4,Mendonça Carolina Siqueira1,Alexandre Fabíola Lucy Fronza5,Junior Walter Vitti1,Godoy Daniele Cristina6,Parenti Luciana Cristina6,Lopes Cesar Vinicius Miranda7,da Silva Evellin Bezerra8,de Freitas Maria Silvia Bruni Fruet9,Durães Mônica Diniz10,Padilla Monica10

Affiliation:

1. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, Departamento de Saúde Pública, Botucatu (SP), Brasil.

2. eliana.goldfarb@unesp.br

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação, Campinas (SP), Brasil.

4. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Medicina, São Carlos (SP), Brasil.

5. Instituto Cosmos de Ensino Superior, Faculdade Cosmos de Manaus, Manaus (AM), Brasil.

6. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, Centro de Saúde Escola, Botucatu (SP), Brasil.

7. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasília (DF), Brasil.

8. Prefeitura Municipal de Recife (PE), Brasil.

9. Universidade de Brasília (UNB), Brasília (DF), Brasil.

10. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Brasília (DF), Brasil.

Abstract

Objetivo.Mapear as características de implantação de novos cursos de Medicina nas universidades federais brasileiras, a partir de 2013.

Métodos.Estudo exploratório com metodologia quantitativa e qualitativa. Foi realizado um levantamento das novas escolas de Medicina em universidades federais, com análise dos projetos pedagógicos dos cursos e entrevistas a estudantes, professores e profissionais de serviços de saúde vinculados às escolas de Medicina. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente.

Resultados.Foram identificados 30 novos cursos de Medicina, dos quais 24 foram visitados. Todos os novos cursos se localizam fora dos grandes centros urbanos e capitais, nas cinco macrorregiões brasileiras; são organizados em arranjos formativos diversos, que buscam superar a fragmentação disciplinar com metodologias ativas e avaliação formativa. A rede de saúde é utilizada na formação para enfrentamento dos desafios da integração ensino-serviço-comunidade, com vistas a uma formação crítica e voltada à saúde pública. A criação dos cursos promoveu a interiorização de docentes, embora de forma limitada, e contribuiu para o ingresso de estudantes locais e a criação de residências médicas, expedientes potentes na fixação médica.

Conclusões.Observou-se diversidade nas formas da materialidade e aderência ao disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina publicadas em 2014. A construção de modelos de formação médica condizentes com as particularidades locais e com as exigências do Sistema Único de Saúde (SUS) em seu papel de ordenador da formação dos profissionais da saúde pode contribuir para reduzir as desigualdades em saúde.

Publisher

Pan American Health Organization

Subject

Public Health, Environmental and Occupational Health

Cited by 5 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3