Mortalidade por hanseníase em contextos de alta endemicidade: análise espaço-temporal integrada no Brasil

Author:

Ferreira Anderson Fuentes12,de Souza Eliana Amorim3,Lima Mauricélia da Silveira1,García Gabriela Soledad Márdero1,Corona Francesco4,Andrade Elaine Silva Nascimento5,Neto Sebastião Alves de Sena6,Filha Carmelita Ribeiro5,Reis Adriana da Silva dos1,Teixeira Léia Gadelha7,Ramos Jr. Alberto Novaes1

Affiliation:

1. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-​Graduação em Saúde Pública, Fortaleza (CE), Brasil.

2. anderson_deco.f2@hotmail.com

3. Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidiciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista (BA), Brasil.

4. Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Fortaleza (CE), Brasil.

5. Governo do Estado de Rondônia, Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Porto Velho (RO), Brasil.

6. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Brasília (DF), Brasil.

7. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Fortaleza (CE), Brasil.

Abstract

Objetivo.Descrever as tendências temporais e os padrões espaciais da mortalidade relacionada à hanseníase nas regiões Norte e Nordeste do Brasil de 2001 a 2017.

Métodos.Estudo ecológico misto de base populacional, de tendência temporal e espacial, baseado em dados secundários de declarações de óbito (DO) do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM). As DO foram examinadas para extração dos registros de hanseníase como causa básica e associada de morte.

Resultados.Foram registrados 4 907 óbitos relacionados à hanseníase no período de interesse, 59,3% como causa associada. A hanseníase não especificada (A30.9) foi a causa mais citada nas declarações de óbito (causa básica: 72,7%; causa associada: 76,1%). Verificou-se risco acrescido de mortalidade por hanseníase em pessoas do sexo masculino, com idade ≥60 anos e de raça/cor preta ou parda. A tendência temporal por análise de pontos de inflexão (joinpoints) apresentou incremento na tendência geral da mortalidade na região Nordeste e nos estados de Tocantins, Maranhão, Alagoas e Bahia, assim como no sexo masculino. Para a distribuição espacial das taxas de mortalidade ajustadas por idade e sexo, assim como para as análises das médias móveis espaciais e da razão de mortalidade padronizada, padrões acima da média da área de estudo foram identificados para Acre, Rondônia, sul do estado do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, sul do Ceará e regiões do norte e sul da Bahia.

Conclusões.A mortalidade por hanseníase nas regiões Norte e Nordeste é expressiva e persistente, com padrão focal de ocorrência em territórios e populações com maior vulnerabilidade. Ressalta-se a necessidade de fortalecer a atenção integral à hanseníase na rede de atenção do Sistema Único de Saúde dessas regiões.

Publisher

Pan American Health Organization

Subject

Public Health, Environmental and Occupational Health

Cited by 8 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3