Ambiente alimentar e excesso de peso em escolares: uma revisão sistemática sul-americana

Author:

Cardozo Najla de Oliveira1,Crisp Alex Harley2,Pinheiro Fernandes Anna Christina3,Trude Angela Cristina Bizzotto4,Araneda-Flores Jacqueline5,Oliveira Maria Rita Marques de1

Affiliation:

1. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-Graduação de Alimentos e Nutrição, Araraquara (SP), Brasil.

2. Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Piracicaba (SP), Brasil.

3. Universidad del Desarrollo, Escuela de Nutrición y Dietética, Facultad de Medicina – Clínica Alemana, Santiago, Chile.

4. New York University, Department of Nutrition and Food Studies, Nova Iorque (NY), Estados Unidos da América.

5. Universidad de Bío Bío, Departamento Nutrición y Salud Pública, Chillán, Chile.

Abstract

Objetivo.

Identificar e compilar os achados de estudos observacionais que analisaram a relação de fatores do ambiente alimentar escolar e individuais de consumo na escola com excesso de peso em escolares da América do Sul no período de 2011 a 2021.

Métodos.

A pesquisa foi realizada em cinco bases de dados (PubMed, Web of Science, SciELO, Scopus e LILACS) e no Google Scholar, além de consulta a especialistas. Foram selecionados estudos observacionais com escolares de 5 a 19 anos, realizados na América do Sul, que usaram medidas objetivas para avaliar excesso de peso, como o índice de massa corporal (Organização Mundial da Saúde e/ou International Obesity Task Force), em associação a fatores do ambiente alimentar escolar e individuais de consumo na escola. O protocolo foi registrado na plataforma PROSPERO (CRD42020212383).

Resultados.

Dos 906 registros identificados, 13 estudos transversais (um da Argentina, um do Equador e 11 do Brasil) foram incluídos na revisão. As prevalências variaram de 7,5% a 32,5% para sobrepeso e 1,7% a 28,0% para obesidade. Fatores do ambiente alimentar escolar, dos domínios político e físico (como educação alimentar e nutricional insatisfatória e indisponibilidade de refeições preparadas na escola) se associaram com maiores prevalências de excesso de peso. Fatores individuais relacionados à adesão ao programa de alimentação escolar (como consumo da alimentação oferecida pela escola ao invés de lanche trazido de casa) se associaram a menores prevalências de excesso de peso.

Conclusões.

São escassos os estudos sul-americanos enfocando a associação entre fatores do ambiente alimentar escolar e/ou individuais e excesso de peso em escolares. As evidências restritas a contextos locais ou regionais incentivam novos estudos de abrangência nacional.

Publisher

Pan American Health Organization

Subject

Public Health, Environmental and Occupational Health

Cited by 2 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

1. It is time: free meals at schools for all;British Journal of Nutrition;2023-11-28

2. Factores asociados a la inactividad física en adolescentes colombianos: Estudio transversal;Revista Española de Nutrición Humana y Dietética;2023-07-31

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3