Abstract
Para compreender as razões do sucesso e do fracasso escolares em meios populares, o sociólogo francês Bernard Charlot dedicou-se a analisar as relações que os estudantes estabelecem com a escola e com o saber, originando a noção de relação com o saber. Este artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou conhecer a relação com o saber desenvolvida por estudantes de pós-graduação oriundos de camadas populares, notadamente no que diz respeito aos saberes relacionados à escola, e compreender de que forma essa relação foi desenvolvida ao longo de suas trajetórias escolares, incluindo a experiência na graduação e na pós-graduação. Foram realizadas entrevistas com cinco pós-graduandos de camadas populares de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Os resultados indicam que o desenvolvimento da relação com o saber escolar foi possibilitado pelo acesso à educação de qualidade e por condições favoráveis ao estudo em algum momento das trajetórias dos estudantes.
Publisher
Universidade Catolica Dom Bosco
Reference22 articles.
1. BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 361-90, jun. 2015.
2. BICALHO, M. G. P.; SOUZA, M. C. R. F. Relação com o saber de estudantes universitários: aprendizagens e processos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 617-35, jul./set. 2014.
3. BOSI, E. A pesquisa em memória social. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, n. 1/2, p. 277-84, 1993.
4. BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: TAQueiroz, 1979.
5. BRANDÃO, Z. Entre questionários e entrevistas. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 171-83.