Abstract
O objetivo do trabalho foi descrever, analisar e caracterizar a causa do fenômeno da nuvem de poeira ocorrido na sede urbana do município de Franca, interior do Estado de São Paulo em 26/09/2021. Para caracterização do trabalho foram selecionadas estações meteorológicas automáticas dentro um raio de 100 Km do centroide do município de Franca. Os dados das variáveis climáticas foram coletados, tratados e espacializados através de técnicas de interpolação. As variáveis selecionadas foram: temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, pluviometria, velocidade e direção do vento. Os resultados foram quantificados e analisados em sobreposição com os mapeamentos das características ambientais da área em estudo (geologia, geomorfologia, climatologia, pedologia e uso do solo). Os resultados permitiram entender que a região de Franca possui uma configuração ambiental que somada ao uso do solo e às especificidades climáticas ocorridas na data do evento, geraram uma zona turbulenta que podem explicar a ocorrência da nuvem de poeira.
Publisher
Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo
Reference21 articles.
1. BIGARELLA, J. J., PASSOS, E. “Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais”. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2003 v. 3.
2. BIGHAM, J. M., et al. "Iron Oxides". SSSA Book Series. 2002.
3. BUOL, S.W.; SOUTHARD, R.J.; GRAHAM, R.C. & McDANIEL, P.A. Soil Genesis and Classification. John Wiley & Sons. Sixt edition. 2011.
4. CHAPPELL, A., ZOBECK, T.M., BRUNNER, G. “Using on-nadir spectral reflectance to detect soil surface changes induced by simulated rainfall and wind tunnel Abrasion”. Earth Surf. Proc. Land. 4, 489–511. 2005.
5. CONAB. “Calendário de plantio e colheita”. https://www.conab.gov.br/institucional/publicacoes/outras-publicacoes/item/15406-calendario-agricola-plantio-e-colheita> acessado em 29/04/2023.