Uso de inversor solar aprovado pelo INMETRO na microgeração eólica distribuída

Author:

Esposito Marcelo,Calegari RenatoORCID,Correia Souza Taís RosângelaORCID,Correa Ribeiro MarceloORCID

Abstract

É fato que no Brasil não está consolidada a cultura de instalação de aerogeradores em oposição ao que ocorre com a energia fotovoltaica. Os principais motivos para essa diferença são a escassez de equipamentos e o desconhecimento desta tecnologia por parte dos consumidores. Além dos motivos anteriormente citados, inclui-se o custo de aquisição destes sistemas e a falta de condições adequadas tanto para a instalação física como para o aproveitamento do fator ambiental, o vento. A camada limite impacta significativamente no funcionamento e na eficiência aerodinâmica do equipamento. Em certas regiões, ela pode estender-se a altitudes consideráveis, o que requer a instalação de torres de grande porte para os aerogeradores, aumentando, assim, os custos de instalação e manutenção da planta. Todas as formas de geração de energia elétrica têm vantagens e desvantagens e vale lembrar aqui que das formas disponíveis no mercado a energia eólica é a de menor impacto ambiental desde o berço até o túmulo. O presente trabalho considerou, inicialmente, a possibilidade de utilizar um aerogerador de 1200W (vendido comercialmente) acoplado a um controlador de carga desenvolvido especificamente para esta turbina eólica, um banco de baterias e um inversor solar fotovoltaico (não híbrido). Não obstante, não houve sucesso devido à velocidade média do vento no local não ser suficiente para carregar as baterias na proporção que o inversor solar injeta energia na rede elétrica de 220V. Para demonstrar a viabilidade da microgeração eólica, com ou sem o uso de baterias, são apresentados dois equipamentos desenvolvidos por empresas consolidadas no mercado, que com um circuito eletrônico instalado entre o aerogerador e o inversor solar tornam o sistema eólico on grid. Estes projetos consideram velocidades da ordem de 12m/s de vento não turbulento para a potência máxima. Valor não encontrado nem mesmo acima de 200m de altura no local onde o aerogerador de 1200W está instalado. Como solução foi investigado o conceito de mircroturbina hidráulica, operando on grid com o uso de inversor solar. Detalhes dos equipamentos instalados em um sistema em operação são mostrados.

Publisher

Latin American Journal of Energy Research

Reference22 articles.

1. Borges, VLF (2018). Inversor para conexão com rede elétrica de aerogeradores de pequeno porte. Dissertação Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

2. Bufanio, R, Arribas, L, De La Cruz, J, Karlsson, T, Amadío, M, Zappa, AE and Marasco, D (2022). ‘An Update on the Electronic Connection Issues of Low Power SWTs in AC-Coupled Systems: A Review and Case Study’. Energies, v. 15, n. 6, p. 2082. https://doi.org/10.3390/en15062082

3. Cruz, DT (2015). Micro e minigeração eólica e solar no Brasil: propostas para desenvolvimento do setor, Dissertação Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

4. Eckstein, RH (2014). Sistema para conexão de pequenos aerogeradores com a rede elétrica: análise, projeto e experimentação. Dissertação Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

5. Eldridge, CS (2011). Using super capacitors to interface a small wind turbine to a grid-tied micro-inverter. Masters thesis, Kansas State University.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3