Abstract
Enquanto doença crônica, o câncer está relacionado diretamente à dor e seu controle tem sido investigado. Esse trabalho apresentará discussão sobre como a dor em pacientes oncológicos tem sido avaliada. O objetivo foi analisar os principais métodos e/ou instrumentos utilizados para avaliação de dor em pacientes oncológicos no pós-operatório descritos na literatura científica. Trata-se de estudo de revisão integrativa, realizada nas bases de dados CINAHL, Cochrane, PubMed via MedLine, LILACS via BVS e Embase. Como critérios de inclusão foram utilizados: artigos publicados nos anos de 2015 a 2020, escritos em português, inglês e espanhol e cujos textos estavam disponíveis gratuitamente e na íntegra. A amostra foi composta por 22 estudos desenvolvidos em diversos países. Foi observado que a maior parte dos estudos utilizou de escala unidimensional para avaliação da dor. Reitera-se a importância de levar em consideração o aspecto álgico e utilizar diferentes métodos de avaliação na tomada de decisão sobre a linha de cuidados com o paciente oncológico. Como considerações finais, ressalta-se que não há na literatura pesquisada, questionários ou escalas exclusivas para a avaliação da dor do paciente oncológico, devendo o profissional da saúde se valer então de instrumentos multidimensionais já existentes para uma avaliação mais completa e precisa. É de suma importância que os serviços de saúde tenham profissionais qualificados e capacitados para aplicar e interpretar instrumentos de avaliação de dor.
Reference57 articles.
1. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Conceito e Magnitude do Câncer de Mama. Disponível em: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude. Acesso em: 02 nov. 2020
2. Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor (SBED). Definição revisada de dor pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: conceitos, desafios e compromissos.[Acesso em 31 out. 2020] 2020. Disponível em: https://sbed.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Defini%C3%A7%C3%A3o-revisada-de-dor_3.pdf.
3. Stübe M, Cruz CT, Benetti ERR, Gomes JS, Stumm EMF. Perceptions of nurses and pain management of cancer patients. Reme: Rev Min Enferm,2015[Acesso em: 15 ago. 2019]; 19(3), 696-703. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v19n3a13.pdf.
4. Morete MC, Minson FP. Instrumentos para a avaliação da dor em pacientes oncológicos. Dor: Pesquisa, Clínica e Terapêutica, 2020[Acesso em: 16 ago. 2019];11(1): 74-80. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1806-
5. /2010/v11n1/a1503.pdf.