Author:
Souza Andréa Carla Mendonça de,Salgado Silvana Magalhães,Livera Alda Verônica Souza,Bion Francisca Martins,Andrade Samara Alvachian Cardoso,Silveira Karina Correira da,Faro Zelyta Pinheiro de,Guerra Nonete Barbosa
Abstract
Os efeitos de uma formulação láctea à base de flocos de abóbora e inulina sobre o crescimento e desenvolvimento de ratos após desmame foram avaliados, utilizando 36 ratos machos, albinus, linhagem Wistar. Os animais foram divididos, aleatoriamente, em três grupos de 12: padrão de caseína (GC), experimentais – GM+FA e GM+FAI – modificada pela adição de 6% da formulação láctea à base de flocos de abóbora, e modificada pela adição de 6% da formulação láctea à base de flocos de abóbora suplementada com 3% de inulina, respectivamente, durante 28 dias. Avaliou-se a composição centesimal e microbiológica dos flocos de abóbora, o ganho do peso corporal, ingestão alimentar e coeficiente de eficiência alimentar. Após o sacrifício, foram determinados o peso do fígado e os teores de provitamina A e ß-caroteno nos grupos GC e GM+FA. Registrou-se significativo decréscimo na ingestão alimentar no GC; significativo aumento do ganho de peso corporal no GM+FAI, em comparação com os demais, e diferenças significativas entre o GC e GM+FAI quanto ao CEA. Os teores de vitamina A e ß-caroteno foram significativamente superiores no GM+FA. Os resultados demonstram que a inulina exerce benéficos efeitos sobre o desenvolvimento e crescimento dos ratos após desmame.
Reference40 articles.
1. 1. Dolinsky R, Ramalho A. Deficiência de vitamina A: uma revisão atualizada. Compacta Nutr. 2003;4:1-18.
2. 2. Fernandes ZF, Guerra NB, Diniz NMA, Salgado SM, Guerra TMM, Lopes ACS, Neta JCPS, Padilha MRF. Desenvolvimento de bebida láctea à base de flocos de abóbora. Arch Latinoam. Nutr. 1998;48:175-8.
3. 3. Faro ZP. Aproveitamento industrial da polpa de abóboras como estratégia para o combate à hipovitaminose A [tese de doutorado]. Recife (PE): Universidade Federal de Pernambuco; 2001.
4. 4. Kalluf VH. Desidratação da polpa de abóbora (Cucurbita moschata) e seus teores em beta-caroteno [dissertação de mestrado]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná; 2006.
5. 5. Ambrósio CLB, Campos FACS, Faro ZP. Carotenoides como alternativa contra a hipovitaminose A. Rev Nutr. 2006;19 (2):233-43.