Abstract
As informações contidas nos rótulos dos protetores solares são fundamentais para a eficácia, segurança e para o controle da qualidade desses produtos. O presente estudo teve como objetivos verificar se as informações contidas nos rótulos dos protetores solares estão de acordo com as normas vigente e avaliar se elas orientam adequadamente o consumidor quanto à escolha e uso do produto para a efetiva proteção. Utilizando como instrumento de coleta de dados o roteiro de inspeção, elaborado e empregado pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde para análise de rótulos desses produtos, foram verificadas as informações imprescindíveis e por meio de uma análise crítica, consideradas se as mesmas eram suficientemente explícitas e adequadas. O estudo demonstrou que 76% dos produtos analisados não cumpriam os requisitos técnicos estabelecidos pelas normas, deixando de apresentar informações importantes relativas à fabricação, modo e restrições de uso, frases de advertências, indicações específicas do produto e cuidados a serem observados quando de sua utilização. Os dizeres contidos nos rótulos não eram sufi cientes e nem adequados para orientar o consumidor de modo a obter a proteção solar necessária. Os rótulos dos protetores solares necessitam com urgência de uma revisão criteriosa. A omissão dos requisitos técnicos estabelecidos, além de constituir infração sanitária, acarreta prejuízo para as ações correspondentes de vigilância.
Reference25 articles.
1. 1. Radiação Solar: exposição excessiva. Instituto Nacional do Câncer - INCA [acesso em 26/09/2008]. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo-view.asp?id=21
2. 2. Protetor Solar: Resumo da análise. Instituto Nacional de Metrologia - INMETRO [acesso em 02/08/2006]. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/protsolar.html
3. 3. Bakos L.et al. Melanoma hereditario: prevalência de fatores de risco em um grupo de pacientes no Sul do Brasil, An Bras Dermato. 2004;79(1):53-60.
4. 4. Campanha Nacional do Câncer de pele: contra o câncer de pele. Sociedade Brasileira de Dermatologia. [acesso em: 05.11.2008]. Disponível em: http://www.sbd.org.br/publico/cancer/campanha.aspx.
5. 5. The International Commission on Non-ionizing Radiation Protection. Guidelines on limits of exposure to ultraviolet radiation of wavelengths between 180nm and 400nm (incoherent optical radiation), Health Physics. 2004;87(2):171-86.