Author:
Teixeira Guiomar Francisca,Garda Buffon Jaqueline,Baisch Ana Luiza Mucillo,Badiale-Furlong Eliana
Abstract
O objetivo deste trabalho foi de estabelecer um procedimento para determinar os teores de miristicina em sementes, óleo essencial e extrato aquoso de noz-moscada, com a finalidade de avaliar as propriedades benéficas e/ou tóxicas desta semente. As amostras de noz-moscada em pó e de semente foram coletadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. A composição das frações, umidade, proteína, extrato etéreo, cinzas foi determinada conforme a AOAC. A miristicina foi determinada nas amostras de sementes, na fração lipídica e nos respectivos extratos hidrotérmicos e na infusão por meio de cromatografia gasosa. As sementes de noz-moscada comercializadas na forma de pó apresentaram maior variabilidade em sua composição centesimal, especialmente demonstrada pelo teor de nitrogênio (6 a 12%) e extrato etéreo (15 a 36%). O procedimento proposto para determinar miristicina mostrou a melhor performance quando a determinação foi realizada no extrato hidrotérmico da fração lipídica extraída a frio, sendo a recuperação de 88%, o coeficiente de variação 9% e o limite de quantificação de 3 mg/g de amostra. Os maiores teores de miristicina foram encontrados no extrato hidroalcoólico da fração lipídica das sementes e do pó de noz-moscada, respectivamente de 37 e 22 mg/g de amostra.
Reference21 articles.
1. 1. Hirasa K, Takemasa M. Ciência e tecnologia de lãs especias.1st ed. Tokio (Japan): Marcel Dekker, Inc. Editorial AcribiaS.A.; 2002.
2. 2. Vicenzi M, Vicenzi A, Silano, MC. Constituents of aromaticplants: elemicin. Fitoterapia 2004; 75: 615-8.
3. 3. Wikimedia Commons. Noz moscada. [cited 2007 July 07].Available from URL: http://pt.wikipedia.org
4. 4. Morgan R. Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais.São Paulo (SP): Editora Hemus; 1994.
5. 5. McKee LH, Thompson LD, Harden MI. Effect of threegrinding methods on some properties of Nutmeg. Lebersm.Wiss u Techn. 1993; 74: 121-5.