Author:
Landoraf Ilka Maria,Vieira Maria de Fátima Paiva
Abstract
Haemophilus influenzae causam várias doenças invasivas, das quais a meningite é a mais freqüente, e se constituem em uma grande ameaça à saúde em todo o mundo. Nos exames laboratoriais do líquido cefalorraquidiano (LCR) realizados na Seção de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, Centro de Referência Nacional para meningites, São Paulo, SP, esta bactéria tem figurado como um dos agentes etiológicos predominantes das meningites. Foram estudadas 1.000 cepas de H. influenzae isoladas de LCR no período de 1977 a 1990. A caracterização da espécie H. influenzae e a definição dos biotipos foram obtidas através do estudo de propriedades bioquímicas, e também foram determinados os sorotipos através de reações de aglutinação com antíssoros específicos. Dentre os biotipos, o mais freqüente foi o I (70,9%),seguido do II (27,5%). Com relação aos sorotipos o “b” foi o mais prevalente (99,3%), mas sorotipos “a” (0,6%) e “c” (0,1 %) também foram encontrados.
Reference24 articles.
1. 1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA NACIONAL DE AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE. DIVISÃO NACIONAL DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA. Normas técnicas para o diagnóstico das meningites bacterianas. Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1986. 49 p. (Série A: Normas e Manuais Técnicos, 32).
2. 2. BUCK, L.L. & DOUGLAS, G.W. - Meningitis due to Haemophilus influenzae type e. J. clin. Microbiol. 4:381, 1976.
3. 3. BÜLOW, P . - The ONPG Test in diagnostic bacteriology, 1. Methodological investigations. Acta. path. microbiol. scand. 60: 376-386, 1964.
4. 4. DRAYNA, C.J. - Haemophilus influenzae type c meningitis with sepsis. JAMA, 244:1476, 1980.
5. 5. FINEGOLD, S.M. & MARTIN, W.J. – Diagnostic microbiology, 6th ed. St. Louis, Mosby, 1982.p. 655-656.