Affiliation:
1. Universidade CEMIG
2. Fundação Pedro Leopoldo
3. Universidade FUMEC
4. Universidade Federal de Viçosa - UFV
Abstract
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo o de apresentar as funcionalidades que um software de repositório digital deve possuir. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da busca de termos como “implantação de repositório digital”, “implantação de repositório institucional”, “escolha de repositório digital”, “escolha de repositório institucional”, “software de repositório digital”, “software de repositório institucional”, em diversas bases de dados. Como resultado, é proposto um roteiro para executar o processo de escolha de softwares de repositório digital a partir das funcionalidades, pré-requisitos e ferramentas disponíveis em diversos sistemas. Foi possível concluir que os grupos de funcionalidades podem ser divididos em funcionalidades para os gestores do software de repositório digital, funcionalidades para os gestores de tecnologia de informação da empresa, funcionalidades para os gestores da gestão do conhecimento e funcionalidades para os usuários do sistema e funcionários da empresa.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Repositório digital, Funcionalidades de software de repositório digital, Roteiro de escolha de software.
Publisher
Revista de Tecnologia Aplicada - RTA
Reference35 articles.
1. Andrade, M. C. de. (2018). Interoperabilidade semântica entre repositórios digitais científicos: um perfil de aplicação de metadados baseado nas necessidades de informação em oncologia. Tese de Doutorado, Universidade do Minho, Minho, Portugal.
2. Ávila, B. T., Silva, M., & Cavalcante, L. (2017). Uso de repositórios digitais como fonte de informação por membros das universidades federais brasileiras. Informação & Sociedade, 27(3), 97-120.
3. Batista, F. F. (2012). Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira - como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
4. Baptista, A. A., & Ferreira, M. (2006). Repository conversations. Brazilian Journal of Information Science, 0(0), 47-60.
5. Blattmann, U., & Weber, C. (2008). Dspace como repositório digital na organização. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 13(2), 467-485.