Affiliation:
1. Centro Universitário Campo Limpo Paulista – UNIFACCAMP
Abstract
RESUMO
Esse artigo apresenta a proposta de avaliar um artefato denominado Risk Management (RM) que tem a função de dar suporte ao gestor da Micro e Pequena Empresa (MPE) na implantação sistemática da gestão de riscos em seus processos internos. Por meio de uma abordagem pragmática, intervencionista e comprovada pelos respectivos gestores, o pesquisador buscou avaliar a eficácia do artefato após uma aplicação real em três pequenas empresas. Como resultado o artefato obteve uma concordância substancial o que permite concluir que o “RM” contribui para a gestão de riscos da MPE, identificando e hierarquizando falhas potenciais, possibilitando a definição de ações a fim de mitigar e/ou erradicar problemas potenciais, colaborando assim com a criação de um ciclo virtuoso de melhoria contínua que permeie a empresa e possibilite atingir o objetivo final referente à satisfação do cliente.
Palavras-chave: Gestão de riscos, FMEA, Melhoria contínua, Melhoria da Qualidade.
Publisher
Revista de Tecnologia Aplicada - RTA
Reference27 articles.
1. AIAG & VDA, Análise de Modos de Falha e Efeitos – 1ª edição. IQA, 2019
2. ALCHIAN, A.A. Uncertainty, evolution, and economic theory. Journal of Political Economy. 1950.
3. ALMASHAQBETH, S., MUNIVE-HERNANDEZ, J.E. and KHAN, M.K. Developing a FMEA Methodology to Asses Risk Indicators in Power Plant, in: Proceedings of the World Congress on Engineering, London, UK, 2018.
4. CAILLAUD, E., GOURC, D. and GARCIA, L.A. A framework for knowledge-based system for risk management in concurrent engineering. Concurrent Engineering: research and Applications. (1999).
5. CROSBY, P. B. Quality is free. McGraw-Hill, New York. 1979.