Abstract
Objetivo
Avaliar informações sobre a qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes Mellitus moradores da cidade de Campina Grande, Paraíba, e usuários do Sistema Único de Saúde.
Métodos
Estudo transversal de caráter descritivo e exploratório com abordagem quantitativa que usou o questionário Diabetes Quality of Life Measure Brasil-8.
Resultados
Dos 50 participantes voluntários, a maioria encontrava-se com mais de 65 anos, sendo 34% do total. No tocante aos escores do questionário Diabetes Quality of Life Measure Brasil-8, os domínios “Satisfação” e “Impacto” apresentaram valores próximos a 03 (3,02 e 3,11, respectivamente). O domínio “Preocupações sociais vocacionais” apresentou valor final de 1,12 (próximo a 01) e o domínio “Preocupações relacionadas ao diabetes” apresentou valor final de 3,77.
Discussão
A interpretação dos resultados indica uma inquietação quanto às complicações do diabetes Mellitus, sendo esse o principal fator de impacto na qualidade de vida dos participantes. Os domínios “Satisfação” e “Impacto” tiveram resultados medianos, que podem indicar desatenção nesses aspectos e possível agravamento das condições, posto que abrangem fatores interligados às complicações.
ConclusãoConhecer e elucidar os aspectos que impactam a qualidade de vida dos pacientes com diabetes Mellituscontribuem para a melhoria da adesão ao tratamento.
Publisher
Cadernos de Fe e Cultura, Oculum Ensaios, Reflexao, Revista de Ciencias Medicas e Revista de Educacao da PUC-Campinas