Abstract
O artigo analisa quatro tiras da série “Meritogatinhas”, de autoria de Helô D’Angelo, ilustradora e quadrinista de São Paulo, que foram publicadas no perfil dessa artista no Instagram, no decurso do ano de 2021. O objetivo do estudo consiste em analisar como o discurso humorístico manifestado nas tiras configura-se como uma forma de resistência frente à racionalidade neoliberal, pois questiona determinadas práticas relativas à meritocracia. Sobre a metodologia, convém frisar que se trata de um trabalho descritivo-interpretativo de viés qualitativo. As análises possibilitam constatar posicionamentos de crítica à meritocracia que, por meio do humor, buscam desconstruir certas verdades do regime neoliberal.
Publisher
Universidade Federal de Goias
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference26 articles.
1. ARAÚJO, Inês Lacerda. Formação discursiva como conceito chave para a arquegenealogia de Foucault. In: BARONAS, Roberto Leiser. (org.). Análise de discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. Letraria: Araraquara, 2020. p. 318-336.
2. ALAVARCE, Camila da Silva. A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
3. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.
4. CASTIEL, Luís David. Ensaios fora do tubo: a saúde e seus paradoxos. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz; São Paulo: Hucitec, 2021.
5. COELHO, Maria das Graças Pinto; OLIVEIRA, Geilson Fernandes de. Impeachment, emoções e conflitos: a emergência da raiva nos comentários da página da revista Veja no Facebook, Âncora: Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 127-144, 2018.