Abstract
RESUMO
Objetivo: Analisar a transferência de cuidados realizada pelos profissionais de enfermagem em uma unidade de pronto atendimento. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, com oito enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Os dados foram coletados entre setembro e dezembro de 2017, por meio de consulta a documentos e entrevistas com roteiro semiestruturado, submetidos à Análise de Conteúdo e análise secundária dos dados. Resultados: Viu-se que existem problemas associados a comunicação durante a passagem de plantão, como: sobrecarga de trabalho, número de pacientes, diferentes níveis de gravidade, dinâmica do setor, transferências intra e inter-hospitalar, local da passagem de plantão, uso de instrumentos de registro. Os profissionais expressaram potencialidades e fragilidades do processo, como uma forma de cuidado. Conclusão: O processo de transferência padronizado deve ser estruturado para organizar o repasse e registros das informações, reduzir erros assistenciais, perda de dados, eventos adversos, melhorar a segurança do paciente e a satisfação profissional.
DESCRITORES: Transferência da responsabilidade pelo paciente; Equipe de enfermagem; Comunicação em saúde; Serviços médicos de emergência.
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Polymers and Plastics,Business and International Management
Reference24 articles.
1. World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: forward programme. Genebra; 2005.
2. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2013[acesso 2023fev. 12]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html
3. Melo CL. Transferência de cuidado realizada pelos profissionais de saúde em um serviço de urgência e emergência. [Tese]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2019.
4. Ilan R, LeBaron CD, Christianson MK, Heyland DK, Day A, Cohen MD. Handover patterns: an observational study of critical care physicians. BMC Health Serv Res. 2012;12:11.
5. Souza P, Mendes W. organizadores. Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: CDEAD; 2019.