Abstract
Objetivo: construir estratégias para enfrentamento ao combate do vetor da denguepor meio de um Projeto Educador de Promoção em Saúdenoterritóriode umaUnidade BásicadeSaúdedaFamília.
Método: pesquisa descritiva, exploratória, intervencionista, participativa e com abordagem qualiquantitativa, desenvolvida no território da Unidade Básica de Saúde da Família no JardimEuropa I, em Uberlândia-MG.
Resultados: vários casos de dengue foram registrados no território, em 2017 e 2018. A partir disso, grupos de estudo foram realizados para discussão dos temas e proposta da elaboração de um projeto que envolvesse a equipe de Saúde e a comunidade. No entanto, embora o período já mais anterior, pode-se trazer a reflexão para os dias atuais, podendo ser considerado um estudo retrospectivo, visto que o cenário dos anos citados provavelmente se repete em 2023.
Conclusão: entre os desafios da Educação em Saúde, encontra-se a necessidade de qualificação dos agentes para práticas de educação, pautadas no diálogo e na sensibilização para lidar com a realidade dos moradores, proporcionando maior participação dentro de um quadro atualizado de informações sobre a doença, assim como inseri-los nas tomadas de decisões.
Descritores: Dengue; Saúde Pública; Educação em Saúde; Atenção Básica.
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Polymers and Plastics,Business and International Management