Abstract
Como parte de meu curso de Comunicação Científica desenvolvido na Laurentian University (Sudbury, ON.), explorei como a ciência e a religião são abordados em sete livros infantis canadenses que abordam a vida de Cristovão Colombo e Galileu Galilei. Utilizando uma abordagem retórica, foram examinados os textos e as imagens desses livros a fim de compreender se possíveis conflitos entre ciência e religião são abordados e se esses conflitos aparecem de maneira balanceada, se pendem para um dos lados ou se aparecem de maneira não oposta. Utilizando o coeficiente de desequilíbrio (coefficient of imbalance) proposto por Janis e Fadner, foi possível quantificar os resultados e apontar que os livros analisados tendem a tratar a ciência e a religião de maneira equilibrada. Entretanto, quando analisadas as imagens nas sessões que apresentam conflitos conhecidos entre a igreja católica e Galileu ou Colombo, os livros se afastam de uma visão equilibrada da ciência e da religião e adotam uma posição de oposição, em alguns casos, e de não oposição, em outros.
Publisher
Cadernos de historia da ciencia
Reference25 articles.
1. AR BookFinder. (2014). Retrieved June 13, 2015, from http://www.arbookfind.com/default.aspx
2. Armbruster, D., Suchert, V., Gärtner, A., & Strobel, A. (2014). Threatening shapes: The impact of simple geometric configurations on peripheral physiological markers. Physiology & Behavior, 135, 215–221.
3. Aronoff, J. (2006). How We Recognize Angry and Happy Emotion in People, Places, and Things. Cross-Cultural Research, 40(1), 83–105.
4. Bar, M., & Neta, M. (2006). Humans prefer curved visual objects. Psychological Science, 17(8), 645–648.
5. Consolmagno, G. (2000). Brother Astronomer: Adventures of a Vatican Scientist. New York: McGraw-Hill.