Abstract
Este artigo apresenta resultados de pesquisa exploratória sobre o processo de planejamento didático de professores universitários durante a pandemia. Seu objetivo foi o de identificar as características de um novo fazer pedagógico, digitalmente mediado, a partir das percepções dos docentes em, pelo menos, três oferecimentos remotos de suas disciplinas. O estudo baseou-se nas respostas de 25 professores universitários, de diversas áreas do conhecimento, sobre alterações em seus planejamentos didáticos para desenvolver atividades online durante a pandemia. Para o estudo, nós, como autoras desenvolvemos questionário, disponibilizado em plataforma virtual e respondido pelos professores. As respostas – voluntárias e anônimas- foram numeradas, analisadas e distribuídas em cinco categorias – tempo; organização; práticas; recursos e interação. A análise dessas categorias foi baseada nas perspectivas qualitativas construtivistas de Charmaz (2008) para a Grounded Theory. A partir da análise, buscamos o pensamento de autores que dialogassem com os aspectos analisados. Ao final, consideramos que o planejamento para o uso das tecnologias digitais em situações emergenciais de ensino online durante a pandemia se constituíra como mudanças no pensamento e na ação do docente. Orientaram o desenvolvimento de formações imersivas em serviço, geradoras de transformações na maneira de ensinar desses professores. Entendemos ainda que a cultura digital, em veloz transformação, requer formações didáticas digitais contínuas, para o uso das mais avançadas tecnologias, de acordo com os contextos e objetivos de ensino.
Publisher
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Polymers and Plastics,Business and International Management
Reference25 articles.
1. Teachers’ Covid-19 Awareness, Distance Learning Education Experiences and Perceptions towards Institutional Readiness and Challenges
2. BEURLEN C.; COELHO, M.; KENSKI, J. Feedback em e-learning: possibilidades e desafios. Fev./2006. Disponível em: http://www.abed. org.br/seminario2006/pdf/tc048.pdf. Acesso em 07/ abril/2022.
3. Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadas
4. CERDEIRA, P. L.; BRAHIM, A. C. S. M.; HIBARINO, D. A. Linguística aplicada e a formação continuada e crítica para professores de línguas adicionais: contribuições de um grupo de pesquisa. Ñemityrã. Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación. Vol. 3, No. 1., pp. 38-51, ago. 2021. Disponível em http://www.nemityra.fil.una.py/nemityra/index.php/revn/issue/view/8. Acesso em 22/abril/2022.
5. A curadoria de conteúdo digital enquanto proposta metodológica e multirreferencial